SóProvas


ID
110098
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Considerando a quantidade e disponibilidade dos elementos de combustão existentes no interior de um Tribunal, o elemento mais fácil e o mais difícil para um brigadista controlar, a fim de evitar a combustão, são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Para que haja uma combustão , é essencial a presença dos três elementos do triângulo do fogo, combustível, comburente, a fonte de calor.
    Não existindo um desses elementos não se processará o fogo.
    A questão  apresenta um ambiente" elementos de combustão no interior de um tribunal" associando a exemplos práticos dos elementos sitados temos:
    Materias combustíveis: (roupas, madeira, papel, óleos etc)
    Comburente: (oxigênio presente no ar atmosférico "hehehe.. como evitar")
    Fontes de calor: (cigarros, fósforos, lâmpadas elétricas etc)
  • Acho que na questão, vai além do triângulo do fogo
    e aborda o "tetraedro do fogo",que além dos três elementos do triângulo, tem a "REAÇÃO QUÍMICA".
    Para a extinguir o fogo basta desfazer o tetraedro,isto é, retirar uma de suas faces.

    Sorte a todos!
  • Como ensinou um professor, é muito  mais fácil extinguir o calor, possivelmente com água, do que retirar/reduzir o oxigênio.

    []'s
  • Geralmente, eu não discordo, mas vou ter que discordar. O mais fácil para controlar é o próprio combustível. Retire-o ou Isole-o. O mais difícil é o Comburente. O calor nem sempre dá para controlar, visto que as intempéries da natureza incidem sobre os ambientes e até a climatização gera maior dificuldade.
  • Considerando a quantidade e disponibilidade dos elementos de combustão existentes no interior de um Tribunal, o elemento mais fácil e o mais difícil para um brigadista controlar, a fim de evitar a combustão, são, respectivamente:

    os brigadista no caso são os responsáveis, dentro da instituição, de controlar um incêndio caso ocorra. A pergunta fala em evitar e não um já existente incêndio, nesse caso o mais fácil a ser feito é diminuir o calor do ambiente seja com aberturas para ventilação ou condicionador de ar mesmo. E o mais difícil seria para evitar a combustão, como é dito na questão, retirar o comburente.

  • Pedro Lira quer dizer que pra vc é mais fácil entrar num incêndio e retirar o combustível? eu ficaria com a opção mesmo de resfriamento, dentre os três elementos, sobre o comburente, ele é sem dúvidas o mais difícil porque o oxigênio esta em todo lugar.

  • Cada situação é uma situação, até mesmo dentro de um Tribunal, variando entre as respostas a letra A e B, mas se a FCC acha mais fácil o calor, tatua essa P@@@% no braço e leva para a prova...

  • Só para acrescentar, dentro de um TRIBUNAL é inevitável e abundante os combustíveis (papel, madeira, computadores - não energizados - etc.) por isso, penso eu, que é mais difícil (NUM TRIBUNAL) controlar. Já em outro ambiente, é possível que calor seja o mais difícil de controlar. Cada caso é um caso e cada fim é um começo RSRS.

     

    AQUI OS MELHORES SÃO APENAS BONS.

  • eu entendo que o mais difícil seja o comburente (oxigênio). então fiquei entre a A e a B, então pensei que seria muito difícil remover o combustível (todos os materiais do tribunal), já "esfriar" seria mais fácil, por isso fui de B.

  • Boa sorte retirando todo o combustível de um tribunal, péssima questão