SóProvas


ID
1101013
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O roteamento entre sistemas autônomos é realizado pelo seguinte item a seguir:

Alternativas
Comentários
  • O BGP, protocolo de roteamento dinâmico, utilizado para comunicação entre sistemas autônomos (ASs).

    O BGP foi projetado para evitar loops de roteamento em topologias arbitrarias, o mais serio problema de seu antecessor, o EGP (Exterior Gateway Protocol). Outro problema que o EGP nao resolve - e é abordado pelo BGP - é o do Roteamento Baseado em Politica (policy-based routing), um roteamento com base em um conjunto de regras não-técnicas, definidas pelos Sistemas Autonomos. Ele melhora o EGP


  • Gabarito A

    O conceito de AS (autonomous systems) nasceu juntamente com a Internet. As mais diversas definições podem ser encontradas na net, usando o Google, por exemplo. Todas apontam na mesma direção: “Um AS pode ser definido como uma rede ou um conjunto de redes sob uma gestão comum”. Bom, isso é uma definição, de fato. Mas… não ajuda muito, ajuda? Muitos, quando lêem esta definição, pensam: “Ah, OK! Mas… afinal… o que é um AS mesmo?!”. Ou seja, a definição “oficial” de AS é um tanto quanto ampla. Especificamente para quem está começando, esta definição ainda é um tanto quanto abrangente. Não deixa muito claro o conceito. Então, vamos tentar melhorá-la.

    “Um AS seria uma rede ou um conjunto de redes que, além de se encontrarem sob uma gestão comum, possuem características e políticas de roteamento comuns”. Para esclarecer esta definição, vamos exemplificar  !

    Imagine que você trabalhe em uma empresa que encontra-se em franco crescimento. No momento, esta empresa possui 2 filiais e uma matriz, e todo o acesso IP Internet é centralizado nesta última. Como é de praxe em casos como este, suponha que esta empresa precise de IPs válidos para endereçar alguns servidores de acesso público (de pessoas que se encontram na Internet), como um servidor Web ou e-mail. Estes IPs seriam disponibilizados pelo provedor de acesso (chamado de ISP) e, portanto, seríamos vistos pela Internet como uma extensão do AS deste ISP. 

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !