A criptografia assimétrica é geralmente mais segura, mas tem algumas desvantagens. Comprimento da chave criptografia assimétrica usa chaves mais longas do que a criptografia simétrica, a fim de proporcionar uma melhor segurança do que a criptografia de chave simétrica. Enquanto o comprimento da chave já em si não é tanto uma desvantagem, contribui para menor velocidade de criptografia.
Encryption velocidade
A criptografia assimétrica é mais lenta que a criptografia simétrica, devido à do ex- chaves mais longas e a complexidade dos algoritmos de criptografia usados. Ambos estes requisitos são devidos ao facto de que uma das chaves é o público. A fim de manter a segurança, a criptografia assimétrica deve torná-lo muito difícil para um hacker para quebrar a chave pública e descobrir a chave privada.
Key Management
Devido ao fato de uma das chaves em uma infra-estrutura de criptografia assimétrica é público, a maioria das empresas deve implementar uma completa infra-estrutura de chave pública (PKI) para gerir adequadamente os certificados. A PKI completa administra emissão, revogação e validade, normalmente por meio de autoridades de certificação de terceiros de confiança (CAS). Essas CAs vender os seus serviços, somando-se as despesas dessas empresas ou indivíduos que compram seus certificados.
Chave de validação
É importante lembrar que só porque você tem uma chave pública que você acha que pertence a seu amigo não significa que ele realmente pertence ao seu amigo. Validação de chave é uma função de uma PKI que garante o certificado ou a chave que você está usando realmente pertence à pessoa que diz que faz, e garantindo ainda é válido.