SóProvas


ID
1104160
Banca
EXATUS
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conforme o sistema de Classificação Decimal Universal (CDU), 2. ed. Padrão Internacional em Língua Portuguesa (2007), para classificar assuntos compostos ou sínteses utilizam-se sinais que permitem a composição de números, atingindo um maior grau de especificidade e de repercussão de assuntos. Assinale a afirmativa que corresponde corretamente à descrição de cada sinal:

Alternativas
Comentários
  • a) [...] Colchetes ou sinal de subagrupamento: não afetam a ordem de arquivamento quando começam a notação. Vale a regra: "nada-antes-de-alguma-coisa". É o que diz a introdução à nova tabela da CDU. Dentro dos colchetes, os números podem ser separados pelos sinais "mais" ou "dois pontos" ou mesmo pela "barra consecutiva", de acordo com o significado de relação existente entre eles.

    b) / Extensão consecutiva ou barra oblíqua: liga números e assuntos consecutivos, indicando uma série de conceitos.

    c) + Sinal de coordenação ou adição: liga dois ou mais números não consecutivos da CDU; indica um assunto composto para o qual não existe um número simples. Separa também subdivisões geográficas e cronológicas. Costuma ser confundido com o sinal de relação, entretanto, não se exige uma relação mútua entre os assuntos. É reversível. É o sinal de relação mais fraca.

    d) : Relação simples: geral, coordenada e recíproca, entre dois ou mais conceitos, onde a relação de A:B e B:A, tem o mesmo valor. Ao contrário do sinal de adição e da barra oblíqua, este sinal de relação limita ao inv´s de ampliar os assuntos que liga. Totalmente reversível.

    SOUZA, Sebastião de. CDU: como entender e utilizar a 2º Edição-Padrão Internacional em Língua Portuguesa. Brasília: Thesaurus, 2009. 162 p.

    Gab. A