SóProvas


ID
1105000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao passivo das entidades, julgue o item a seguir, de acordo com a legislação vigente.

As obrigações da companhia com terceiros devem ser classificadas no passivo circulante ou no passivo não circulante, tomando-se como referência o exercício social ou o ciclo operacional da empresa, se este tiver duração maior que o exercício social.

Alternativas
Comentários
  • Na empresa em que o ciclo operacional tiver duração MAIOR que o exercício social, a classificação seja no AC/PC ou no longo prazo ANP/PNC terá por base o prazo desse ciclo operacional. 

  • Lei 6404/76:
    Art. 180.  As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

    Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:
    (...) 
    Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.
  • Para quem não entende os cometários sem a resposta. Gaba: CERTO

     

    Lei 6404/76:
    Art. 180.  As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

     

    Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:
    (...) 
    Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

     

     

  • Segundo o art. 180 da Lei n° 6.404/76, as obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179 da Lei.

    O que o parágrafo único do art. 179 diz é que na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

    Com isso, correta a afirmativa.

  • CERTO

    PASSIVO NÃO CIRCULANTE

    → Se a entidade tiver a expectativa, e tiver poder discricionário, para refinanciar ou substituir (roll over) uma obrigação por pelo menos 12 meses após a data do balanço segundo dispositivo contratual do empréstimo existente, deve classificar a obrigação como NÃO CIRCULANTE, mesmo que de outra forma fosse devida dentro de período mais curto.

    → As obrigações, encargos e riscos classificados no passivo não circulante serão ajustados a valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.

  • CERTO.

    Questão bonita. Serve para anotar no caderno como forma de conceito.

  • EXERCÍCIO SOCIAL > OPERACIONAL = RESPEITA O EX. SOCIAL

    EXERCÍCIO SOCIAL < OPERACIONAL = RESPEITA O OP

  • Minha contribuição.

    Contabilidade

    As obrigações da companhia com terceiros devem ser classificadas no passivo distinguindo-se em circulante e não circulante tendo como referência o exercício social ou ciclo operacional, caso este tenha duração superior ao exercício social.

    Gabarito: Certo

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • As obrigações da companhia com terceiros devem ser classificadas no passivo

    circulante ou no passivo não circulante, a depender do prazo para liquidação da exigibilidade.

    A regra é o prazo de duração do exercício social de 1 ano. O ciclo operacional somente a afeta

    a classificação das contas em curto ou longo prazo quando superior a um ano, ou seja, maior

    que o exercício social.

    Portanto, a questão está certa.

    Certo.

  • Segundo o art. 180 da Lei n° 6.404/76, as obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179 da Lei.

    O que o parágrafo único do art. 179 diz é que na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

    Com isso, correta a afirmativa.

  • Gabarito: certo

    Lei 6404/76, art. 179.

    Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração MAIOR que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

    Assim:

    -> Se o ciclo operacional for MAIOR que o exercício social, a classificação em circulante ou longo prazo (não circulante) será com base na duração do CICLO; e

    -> Se o ciclo operacional for MENOR ou IGUAL ao exercício social, a classificação em circulante ou longo prazo (não circulante) será com base na duração do EXERCÍCIO SOCIAL.

    fonte: qc

  • Ciclo Operacional > exercício social = Circulante/Não circulante terá por base o prazo do ciclo

  • Questão Linda.. sugiro que quem está começando agora ou não tinha visto ainda essa definição.. copie e cole a própria questão no seu caderno digital de resumos... e coloque um título que faça remeter a Classificação dos Passivos ( Obrigações com Terceiros).. Eu fiz isso a primeira vez que errei e não errei mais além de ter me ajudado com outras questões.

    Sucesso.

  • Questão linda para copiar em local visível e servir de revisão.

  • Art. 180.  As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179 desta Lei.

     

    Art 179. Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

     

    Art. 175. O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.

    GABARITO CERTO