SóProvas


ID
1105690
Banca
EXATUS
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a criptografia, assinale a alternativa correta de acordo com os itens que seguem:

I - Nos sistemas que fazem uso de chaves simétricas, as chaves utilizadas pelo emissor e pelo receptor são idênticas e secretas. Enquanto nos sistemas com uso de chaves públicas, faz-se uso de um par de chaves, sendo uma delas de conhecimento exclusivo de um dos integrantes e a segunda de conhecimento por parte de ambos.

II - A infra-estrutura das chaves públicas baseia-se no padrão X.509, constituída por programas, formatos de dados, procedimentos, protocolos de comunicação, políticas de segurança e mecanismos criptográficos de chave pública de maneira a permitir a autenticação, confidencialidade, não-repúdio e integridade às mensagens que forem trocadas entre os componentes

III - Para que a criptografia e a descriptografia seja possível, alguns elementos se fazem necessários, sendo estes: Protocolos, Algoritmos, Software e Chaves. Para que ocorra o processo de autenticação os participantes devem estabelecer a chave que será utilizada ou então incluir um terceiro confiável, no caso um servidor de autenticação.

IV - Podemos definir uma assinatura digital como uma maneira de comprovar que dados foram, de fato, gerados pelo proprietário de determinada chave. Uma assinatura digital pode ser vista como um caso especial de código de integridade de mensagem, onde o código pode ter sido gerado apenas por um dos participantes. Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • III: A criptografia converte dados de um formato inteligível para um ininteligível. Descriptografia é o processo em ordem inversa. Confidencialidade é obtida se os dados criptografados podem ser descriptografados somente pelo leitor pretendido.

     

    Há duas maneiras de criptografar dados. A criptografia simétrica usa uma chave compartilhada que é usada na criptografia e descriptografia. Confidencialidade é mantida, desde que a chave seja conhecida apenas para o remetente e o destinatário. É quase impossível manter o segredo compartilhado de chave quando a chave deve ser distribuída com frequência e amplamente por meios diferentes.

     

    Criptografia e descriptografia são usados em assinatura digital também. Nesse caso, no entanto, a função de chaves públicas e privadas são revertidas e as transformações são geralmente aplicadas a um resumo dos dados.