SóProvas


ID
1105984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de gerenciamento de arquivos e de segurança da informação, julgue o item subsequente.


Os vírus de computador podem apagar arquivos criados pelo editor de texto, no entanto são incapazes de infectar partes do sistema operacional, já que os arquivos desse sistema são protegidos contra vírus.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 

    Imagina que louco se você lê a questão até aqui: Os vírus de computador podem apagar arquivos criados pelo editor de texto. Está perfeito.  Agora, o problema começa em: no entanto são incapazes de infectar partes do sistema operacional, já que os arquivos desse sistema são protegidos contra vírus.

    Baita mentira! Sugiro a leitura desse artigo: "

    Previna-se de novo vírus que ataca Windows, Mac OS e Linux"

    "Meu computador não pega vírus", dizem os mais extremistas usuários de Linux e Mac. Isso nunca foi verdade, mas é fato que o Windows, até por ser mais utilizado, costuma ser campeão em quantidade de malwares e outros programas maliciosos.

    Agora esqueça a sua plataforma de apoio, pois os especialsitas da Kaspersky Lab descobriram que clientes do Windows, Mac OS ou Linux devem temer um novo vírus que afeta os três sistemas. Tudo graças a uma falha do Java que permite aos criminosos controlar remotamente os aparelhos e transformá-los em máquinas zumbis, para atacarem sites e outros servidores online.

    O nome da falha utilizada é "CVE-2013-2465" e permite a inserção de um malware compiado para o diretório e executado na inicialização do sistema. Depois que é implantado, esse vírus pode ser encontrado com o nome de "jsuid.dat", que dá acesso completo ao modo de funcionamento do computador.


  • Os vírus de computador conhecido também como (malware) , além de ter capacidade de apagar todos os dados(arquivos, fotos, vídeos etc) são capazes de infectar todo sistema operacional

  • Assertiva ERRADA. 


    É comum, no momento da instalação do malware, eles modificarem arquivos do sistema operacional de modo que este passe a dificultar a detecção do vírus por um programa antivírus, por exemplo. Normalmente o vírus infecta o computador, faz as modificações e depois força um reboot da máquina para que o SO seja então carregado com as modificações feitas pelo vírus. 
  • QUESTÃO ERRADA.

    Outro exemplo de malware capaz de interceptar as ações do sistema operacional seria o Rootkit.

    Q350360 Prova: CESPE - 2013 - PC-DF - Escrivão de Polícia 

    Disciplina: Noções de Informática

    Julgue os itens que se seguem, que dizem respeito ao armazenamento de dados em nuvem e a pragas virtuais.

    Rootkit é um tipo de praga virtual de difícil detecção, visto que é ativado antes que o sistema operacional tenha sido completamente inicializado.

    Link da questão: http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=Q350360



  • A princípio até a vírgula está certo temos os chamados vírus de macro. Mas dizer que os vírus são incapazes de infectar o S.O??
    Eles estão aí para isso,  "botar para f...".
    Vírus -> infectar arquivos, programas. Necessita de um hospedeiro.

    GAB ERRADO

  • Coloque uma coisa na sua cabeça, não existe nada que garanta a proteção do seu PC contra vírus, não inventaram ainda algo capaz de bloquear 100% das pragas na rede, portanto, quando a CESPE insinuar que tal "coisa" é "foda pra car#@$*", está errado!

  • Questão mais fácil do mundo(Resolvida pelo meu amigo Willer)

  • Quando o cespe faz questão fácil a gente fica  até com medo de marcar kkkkkkkkkkkkkk

  • Errado

    Um exemplo de ataques em S.O. é o Hijacker e o Vírus de Macro.

  • Gente, faça essa analogia do virus do computados com o vírus da gripe: a cada nova gripe há um novo vírus, por isso não existe um remédio que te impeça de ficar gripado, pois cada um é unico, nosso corpo encontra defessa para aquele tipo de vírus mas logo virá outro e voce estará doente novamente. é assim com computadores, seu antivírus descobri o vírus e cria uma proteção por onde ele entrou, mas irá vir outro que encontrará outra forma de entrar e o antivírus irá fazer novamente o que foi feito. Espero ter ajudado com essa analogia. 

  • Vírus do sistema: tipo de vírus que ataca o sistema operacional. 

  • São denominados: Virus de Sistema ou de BOOT, sua principal função é atacar o sistema operacional. 

    OBS: tem gente aí indicando erroneamente que são virus de Macro, o que não é verdade, pois este ataca os arquivos do pacote ofice. 

  • vírus NIMDA afeta o S.O

  • Errado. Por exemplo, o vírus Boot impede que o sistema operacional se inicie.

  • Com exceção de arquivos .txt TODOS os outros são vulneráveis

  • Pediram para compartilhar essa campanha!

    Todos a favor de Fernando Nishimura como professor do QC"

  • Todos a favor de Fernando Nishimura como professor do QC"

  • Pediram para compartilhar essa campanha!

    Todos a favor de Fernando Nishimura como professor do QC"

  • Fernando Nishimura MITO dos concurseiros de informática!

     

  • Gabarito: ERRADO
     

    DICAS DE INFORMÁTICA (Professor Fernando Nishimura)

    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;
    2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;
    3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;
    4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;
    5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;
    6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;
    7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...
    8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente.


    FORÇA E HONRA.

  • Errado. Os vírus infectam arquivos, e se propagam infectando outros arquivos, através de cópias de si mesmo. Os arquivos de textos simples, sem formatação, como os cookies do navegador, não são afetados pelos vírus. Mas os demais arquivos podem ser infectados, inclusive os arquivos do sistema operacional, em sua grande maioria, programas executáveis.

  • Rogério, obrigada pelo MACETE! haha.

    Vou decorar! ;)

  • Uma questão que responde essa: 

    Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TJ-DFT

    A respeito de sistemas operacionais e aplicativos para edição de texto, julgue o item que se segue.

     

    Vírus do tipo boot, quando instalado na máquina do usuário, impede que o sistema operacional seja executado corretamente.

     

    GABARITO: CORRETÍSSIMO

  •  

     

    E Onde fica os vírus de boot nessa história?

     

     

  • GABARITO ERRADO

     

     

    Vírus de Boot - Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a parte de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o disco rígido é ligado e o sistema operacional é carregado.

     

     

    bons estudos

  • Minha contribuição.

    Vírus de Boot => Boot é o procedimento de inicialização do computador durante o carregamento do sistema operacional, logo após a máquina ser ligada. O vírus de boot é um dos primeiros tipos de vírus conhecidos e infecta a parte de inicialização do sistema operacional, escondendo-se no primeiro setor da memória.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • ERRADO

  • Os vírus que atacam os arquivos dos editores de texto normalmente são vírus de Macro. Porém, a questão não cita um tipo específico, mas aborda os vírus como um todo. Assim, com base na característica dos vírus de infectar outros arquivos, principalmente do Sistema Operacional, temos como errada a questão. 

  • Eu realmente não gosto de disseminar esses "macetes milagrosos", mas pense no seguinte: Quem pode menos pode mais. Se o malware tem a capacidade de invadir um software aplicativo é perfeitamente possível que ele consiga invadir um SO.

  • Lembrando que o virus que infecta editor de texto é o virus de macro.

  • VÍRUS

    É um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

  • Vírus de Boot é um exemplo que ataca o setor de inicialização do computador.

  • Achei a questão capciosa, pois não ficou claro se ela se refere a Virus tipificando a praga virtual ou se ela fala Virus em sentido genérico, se for a primeira opção, eu sinceramente não concordo com o gabarito. Pois o Exploit ataca o SO, e este é um tipo de Malware, não de virus.

  • Exemplo : RootKit.

  • Gab. E

    Rootkit: compromete o sistema operacional; pode camuflar sua presença (capacidade de se esconder e de apagar os rastros de uma invasão); é bem mais avançado e completo que os demais malwares; capaz de infectar o núcleo do sistema operacional - implicando na formatação da máquina. * São de difícil detecção * se esconde antes do S.O inicializar, e ajuda outros vírus a se esconderem.

    Desta forma, mesmo que o rootkit seja removido, não será possível saber o que ele modificou, de modo que as alterações feitas por ele permanecerão ativas.

  • Gabarito: Errado

    O que falar então dos vírus boot e scrip? que são exemplos de vírus que atingem o sistema operacional.

    Para quem está iniciando: quando falamos de sistemas operacionais, falamos de windows, linux, Android, Mac OS X etc..

  • principal alvo dos virus é o SO

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Vírus de computador são capazes – sim – de infectar partes do sistema operacional, uma vez que nem eles estão protegidos softwares maliciosos.

    Errado  

  • CUIDADO MARRETEIROS...

    REGRA: VÍRUS NECESSITA DE EXECUÇÃO PARA SE PROPAGAR

    EXCECÇÃO : VÍRUS DE SCRIPT ( PROPAGA-SE AUTOMATICAMENTE)

    O vírus, em regra, requer sua execução para poder realizar seus danos. O vírus de script, no entanto, é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador web, dependendo de suas configurações, pode ser executado pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura execução automática