SóProvas


ID
1106527
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considere:

I. Durante o século XIX, após a alforria, os negros não eram encarados como inferiores, principalmente por causa das teorias inclusivas que eram famosas nessa época.

II. O mito da democracia racial brasileira se deu, principalmente, pelo fato de se afirmar que os portugueses eram rudes no trato com qualquer pessoa, independente de sua cor de pele.

III. Atualmente, no Brasil, os aspectos gênero e raça podem interferir na redução de salários oferecidos pela iniciativa privada.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Essa III é mais falsa que tudo... como pode dizer q é certo?

  • junior_dl:


    http://epoca.globo.com/vida/vida-util/carreira/noticia/2013/11/bmedia-salarial-de-negrosb-e-36-menor-afirma-o-dieese.html

    http://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2014/01/30/trabalhadores-negros-ganham-pouco-mais-da-metade-dos-brancos-mostra-ibge.htm


    http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2012/03/salario-das-mulheres-permanece-28-inferior-aos-dos-homens-diz-ibge.html


    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/09/27/pela-1-vez-em-dez-anos-diferenca-salarial-de-homens-e-mulheres-aumenta.htm


  • Na verdade, nessa questão, especificamente o item III, acredito que a banca quis saber da realidade do que realmente está no ordenamento jurídico brasileiro, pois nós sabemos que, em uma avaliação racional do item, certamente estaria errado, inclusive eu marquei ela como errada, pois levei em consideração o que prevalece no nosso ordenamento.

    Porém, após ver o gabarito, entendi que as expressões "atualmente" e "iniciativa privada" matam a questão no quesito "realidade".  Se fosse no serviço público, aí sim ela estaria, certamente, errada. Esse tipo de questão nos mostra, mais um vez, que não basta conhecer nosso ordenamento e estudar objetivamente, mas, acima de tudo, entender nossa realidade e deparar com uma questão assim e tentar compreender na hora da prova o que a banca quer! fazer o que?
  • Questão pra derrubar.....a assertiva II me causa estranheza....segundo o que li na obra de Gilberto Freire, o mito da democracia racial estava apoiado na questão da miscigenação...mas tudo bem né....seguimos.... 

  • Gabarito : A

     

  • Questão mal redigida! 

  • percebe-se que a questão está mal elaborada (item 3) quando se clica em estatísticas e vêe que 73% errou a questão, coisa raríssima!

  • Queria saber a fonte usada para formulação da questão.

  • III. Atualmente, no Brasil, os aspectos gênero e raça podem interferir na redução de salários oferecidos pela iniciativa privada.

     

    Podem interferir? Não, não podem.

    Interferem? Sim

     

    Penso que a banca foi extremamente infeliz.

  • Não entendi nada!

  • FCC está sem credibilidade mesmo...

  • Questão absurda! Que trata sobre antropoligia, mas de acordo com o edital deste concurso, esse tema trata de Política, Democracia e Direitos Humanos

    E outra! Os itens são ambíguos, não deixaram claro se eles travavam sobre o aspecto social (antropoligia) ou jurídico. Se fossêmos tomar como base socialmente, o gabarito seria (A), e, se fossêmos tomar como base jurídicamente, o gabarito seria I e II como itens corretos.

  • OI ?

  • hein???    Vitrola... 

  • Nossa que questão horrível?! Como assim???

    GÊNERO E RAÇA INTERFEREM HOJE EM DIA MASSSS NÃO DEVEMMMMM

  • Para mim TODAS as acertivas estão incorretas. 

    DE FATO A  lei Aurea e Constituição posterior a 1888 incluia que todos são iguais perante a lei, MAS o DIREITO E GARANTIA que não poderia haver distinção por raça, sexo, religião.... foi em 1934. 

    NO PRÓPRIO site do TSE consta que o negro só conseguiu direito ao VOTO em 1934. (Não tinham direito tbm analfabetos e mulheres). Agora vc vai pensar, mas todos os negros eram pobres, logo não era racismo só com o negro, mas como podemos AFIRMAR isso? Qual fonte? 

    "Na história política do Brasil, até 1934, mulheres, negros, pobres e analfabetos não tinham direito a voto. É impossível tratar da cidadania dos negros brasileiros e da promoção de seus direitos humanos sem que se faça uma leitura do passado.

    Até o final do Século XX, os conceitos de direitos humanos, se aplicados aos povos indígenas, aos negros e às mulheres foram materializados de forma desigual. Os negros, em razão da sua condição jurídica de escravizados, não eram considerados cidadãos, sendo a eles vedada, portanto, a participação nos processos políticos formais. Isso ocorreu em todo o período colonial e imperial até a abolição da escravatura." TSE.

    Fonte: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2013/Abril/serie-inclusao-antes-excluidos-hoje-indios-e-negros-participam-ativamente-do-processo-eleitoral

     

    Eu entendi que a banca focou na letra da LEI da época, que não fazia NENHUMA distinção entre o negro e o branco. Agora pergunto a FCC. Quais as teorias inclusivas eram famosas nessa época???????Pesquisei, pesquisei e NÃO encontrei NENHUMA referência bibliográfica perante a isso. Logo, ainda que a banca se pautasse na LEI da época, a segunda parte da acertiva seria incorreta.

  • Estou até agora procurando esse tema no Estatuto da Igualdade Racial...

  • Absurdo. 

  • Gente, mesmo sendo graduado em História e tendo lido um bocado sobre o tema, não consigo lembrar de uma referência sequer que ampare o item II como correto. Varios outros fatores poderiam ter sido levantados (principalmente o da miscigenação e o do aspecto cordial das relações interétnicas levantadas na polêmica obra de Freyre, Casa-Grande e Senzala). O argumento da questão, porém, nunca havia lido antes...

    O item I está errado realmente, pois não havia nenhuma teoria inclusiva na época.

    O item III pode sim ser considerado correto, pois embora exista uma legislação que combata tal prática, ela existe na "vida real". Como não encontra amparo legal, o correto é sim dizer que "pode", pois nada impede (legalmente) que tal diferenciação não ocorra.

  • Que questão louca :@

  • O examinador deveria estar muito fora de órbita para fazer uma questão assim. Mais ainda por considerar o item II como correto.

     

    É aquela questão que a gente ignora e segue a vida.

     

  • Pra acertar esse tipo de questão é só chutar certo. 

    :P

  • questão bizarra,, o examinador tomou umas,,, antes de considerar essa alternativa correta... kkk

  • Questão absurda!!! Eu hein...

     

     

  • A única alternativa que  ainda merece uma atenção por estar nitidamente errada é a || 

    De resto, a galera que considera os outros itens errados, o jeito é vocês escolherem a alternativa de voltar para o País das Maravilhas, porque vc são um bando de Alices por achar que não existem fatores que interferem na redução de salários oferecidos pela iniciativa privada. 

    Voltem para o Brasil, fofuxos! 

     

  • Sim Danilo voce tem razão, mas entre nossa opnião e a opnião das leis em ação existe um abismo, do qual nao cabe a nos debatermos aqui.

    Levando em consideraçao isso só nos resta marcar o x no lugar certo, e saber o que a BANCA/LEI pensa e acha, nao nossa opnião.

     

  • Gabarito: Alternativa A

    Na minha opinião, o grande problema encontra-se na alternatica III, que passo a transcrevê-la.

    Atualmente, no Brasil, os aspectos gênero e raça podem interferir na redução de salários oferecidos pela iniciativa privada.

    Atualmente ainda ocorrem discriminações em razão de raça e gênero no Brasil, mas a opção está mal formulada. A alternativa transmite a ideia de possibilidade legalidade quanto ao uso do verbo poder. Talvez a redação da questão tenha remetido ao poder/legal, o que tornaria errada a opção. 

    Atualmente, no Brasil, os aspectos gênero e raça AINDA INTERFEREM na redução de salários oferecidos pela iniciativa privada.

  • Lei 7716, Art. 4º, § 1º - Incorre na mesma pena quem, por motivo de discriminação de raça ou de cor ou práticas resultantes do preconceito de descendência ou origem nacional ou étnica:  

    III - proporcionar ao empregado tratamento diferenciado no ambiente de trabalho, especialmente quanto ao salário. 

     

    Que questão absurda!!

  • Acho que a cor da pele não caracteriza um salário menor e nem possibilidades desiguais com os outros tipos de cor de pele, mas.... creio que ainda há preconceitos com relação a isso.

     

    Hoje, pode-se observar que os negros tem mais oportunidades do que antes.

  • Acredito que a palavra "pode" da alternativa III tenha duas interpretações possíveis.

     

    Pode de "ser autorizado" o que tornaria a alternativa incorreta ou Pode de "ainda acontece" o que tornaria a alternativa correta... rs

  • Pode interferir é diferente de devem interferir. Existe a possibilidade, tanto que acontece a diferença de salário em razão da cor.

  • questão desatualizada ao meu ver. pode haver distinção na escolha de candidato diante do perfil específico, por exemplo, escolher um homem para ser papai noel em campanha publicitária (não dá pra ser mulher, nem da raça negra). mas diante de dois modelos fotográficos para o mesmo trabalho, salvo se o fator fama pesar, ambos têm que ganhar a mesma quantia.

  • questão desatualizada ao meu ver. pode haver distinção na escolha de candidato diante do perfil específico, por exemplo, escolher um homem para ser papai noel em campanha publicitária (não dá pra ser mulher, nem da raça negra). mas diante de dois modelos fotográficos para o mesmo trabalho, salvo se o fator fama pesar, ambos têm que ganhar a mesma quantia.

  • Quem fez essa questão estava louco nas dorgas

  • Os portugueses tratavam todo mundo mal? A tá bom. Que questão desgraçada...

  • A banca foi extremamente infeliz em colocar uma questão como essa em uma prova objetiva, você tem que adivinhar o que ela quer, ou seja, se a resposta quer o que está no ordenamento jurídico ou o que ocorre na vida real. Isso pode ser questionamento de uma prova dissertativa e não objetiva, pois não tem como discorrer sobre o assunto. Em meu humilde pensamento, mandou muito mal a banca, mas vamos lá, vida de concurseiro é isso aí.

  • que tipo de droga o cara usou, para elaborar essa questão???

  • Aquela questão que vc passa direto. Seguimos avante

  • podem interferi mesmo, podem, pois sabemos que ha um mito no fato de se dizer que mulher ou negro ganha menor salario que homens ou brancos exercendo a mesma função, empresa nenhuma faz isso

  • Questão simplesmente absurda, não há qualquer justificativa para o gabarito, seja ele qual for. Praticamente impossível de acertar, no meu humilde pensamento.

  • beh isso

  • Questão sem o menor sentido, não dá para saber se ele quer o que está na lei ou a realidade em que vivemos.

    Ai fica difícil.

  • oh, questão absurda !!!

  • WHAAT?????

  • questão ridícula.

  • Questão estranha!!

  • INFERNO!

  • Como assim?

  • quem acertou essa questão pode mandar o pix, que eu pago 100

  • Pessoal, não tenho formação em história. Mas gosto de tudo que se relacione a ela. A polêmica do item dois me motivou a pesquisar argumentos que pudessem fundamentar a assertiva.

    O primeiro é de Marta Araújo, pesquisadora principal do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

    "Quando falamos da descoberta das Américas, os espanhóis são descritos como extremamente violentos sempre em contraste com a suposta benevolência do colonialismo português. Já os impérios francês, britânico e belga são tachados de racistas", assinala.

    Aqui pode estar caracterizada a rudeza no trato geral dos colonizadores, desprezando a questão da raça.

    Abaixo transcrevo comentário do escritor independente Alexandre Moraes de Castro, que compondo o comentário anterior, pode ajudar a entender a questão.

    "Em minha modesta opinião de historiador e escritor, crítico literário e professor, Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, é o melhor livro para explicar quem somos e porque somos, o melhor ensaio interpretativo sobre nosso país. Se fosse recomendar apenas um livro sobre Brasil, seria esse.Tenho várias críticas pontuais, naturalmente. Ele é de 1936, então, algumas partes envelheceram mal (discordo da posição de que o português não era racista, embora possa ser verdade q era o menos racista dos europeus), mas, ainda assim, lendo e relendo todos os possíveis substitutos, nenhum chega aos pés. Só  chega perto".

    Pelo que eu entendi deste trecho, o livro Raízes do Brasil (não conheço, não li a obra, estou construindo meu comentário baseando-me no raciocinio do comentário e no contexto da questão), defende uma postura neutra dos portugueses quanto ao racismo. Se eles eram rudes com todos, não há porque se falar em racismo, em discriminação. Esse negacionismo, constitui-se como um dos pilares da democracia racial, até onde eu pude perceber.

  • pode haver desigualdade salarial no Brasil imaginário desse examinador!!

  • Que pomba de questão é essa?

  • Essa três me parece meio fora da casinha…
  • Um branco fez essa questão certeza kkk. A ironia de não chamarem um negro para fazer as quetões do estatuto étinico