SóProvas


ID
1107292
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para simplificar a administração da rede da ALEPE, a equipe de TI adotará roteadores com suporte à implantação de VLAN (Virtual Local Area Network). Com isso, os hosts da rede serão agrupados em VLAN com servidores, VLAN com os equipamentos de usuários e VLAN com os dispositivos de backup e storage, com endereçamento e segmentação estáticos para a rede. Para que o projeto dê certo, Ana, que trabalha como Analista Legislativo da área de Infraestrutura e conhece as premissas de implantação, afirmou que a configuração de VLANs.

Alternativas
Comentários
  • "Redes virtuais podem ser configuradas de várias formas:

    • Nível do protocolo, IPIPXLAT, etc.
    • Baseada no endereço MAC.
    • Baseada na sub-rede IP.
    • Baseada na porta do comutador, e portanto, baseada no mundo real, como em departamento de marketing versus finanças."

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_LAN

  • Foram definidos vários tipos de VLAN, de acordo com o critério de comutação e o nível em que se efectua:

    Uma VLAN de nível 1 (também chamada VLAN por porta, em inglês Port-Based VLAN) define uma rede virtual em função das portas de conexão no comutador;
    Uma VLAN de nível 2
    (igualmente chamada VLAN MAC, em inglês MAC Address-Based VLAN) consiste em definir uma rede virtual em função dos endereços MAC das estações. Este tipo de VLAN é muito mais flexível que a VLAN por porta, porque a rede é independente da localização da estação;
    Uma VLAN de nível 3:
    distinguem-se vários tipos de VLAN de nível 3 :A VLAN por subrede (em inglês Network Address-Based VLAN) associa subredes de acordo com o endereço IP fonte dos datagramas. Este tipo de solução confere uma grande flexibilidade, na medida em que a configuração dos comutadores se altera automaticamente no caso de deslocação de uma estação. Por outro lado, uma ligeira degradação de desempenhos pode fazer-se sentir, dado que as informações contidas nos pacotes devem ser analisadas mais finamente.

  • a) precisa adotar hubs como dispositivo padrão único para concentração da rede e backbone.
    Errado. Com hub tem broadcast, e não há endereçamento.

    b) deve ser definida na camada de rede (nível 3) segregando endereços IP, constituindo a denominada Protocol Based VLAN.
    O erro está em falar que rede de camada 3 é denominada Protocol Based VLAN.

    c) deve ser definida na camada de rede (nível 3) segregando protocolos (Protocol Based VLAN), constituindo a denominada Network Based VLAN.
    O segregamento por de protocolo é denominado Protocol Based VLAN e não Network Based VLAN.

    d) pode ser configurada com a combinação de MAC Address Based VLAN, Network Based VLAN baseada em IP e Protocol Based VLAN.
    OK. Endereçamento oferecido pela VLAN baseada em IP e o endereçamento estático pela baseada em MAC.

    e) deve empregar o Spanning Tree Protocol.
    Nunca vi nada falando que STP é obrigatório.

  • O "pode ser" ajuda responder... Olhem sempre com atenção para ele.

  • O Spanning Tree Protocol pode atuar junto a VLAN atuando como uma camada de segurança a VLAN e evitar loops na redes separando-o de outras VLAN, podendo ter quer refazer o calculo da Spanning Tree Protocol.

  • Errei 3 vezes ja essa questão, muito boa