SóProvas


ID
1107340
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Texto 1: 

Usando o processo de inundação, cada roteador informa todos os outros roteadores de sua área sobre seus vizinhos e custos. Essas informações permitem que cada roteador construa o grafo para a(s) sua(s) área(s) e calcule o caminho mais curto. A área do backbone faz o mesmo. Além disso, os roteadores do backbone aceitam as informações dos roteadores de borda de área para calcular a melhor rota entre cada roteador do backbone até cada um dos outros roteadores. Essas informações são propagadas para os roteadores de borda de área, que as divulgam em suas áreas. Usando essas informações, um roteador prestes a enviar um pacote entre áreas pode selecionar o melhor roteador de saída para o backbone.

Texto 2:   

Durante a operação normal, cada roteador emite periodicamente por inundação uma mensagem para cada um de seus roteadores adjacentes informando seu estado e fornecendo os custos usados no banco de dados da topologia. As mensagens enviadas são confirmadas, a fim de torná-las confiáveis. Cada mensagem tem um número de sequência, e assim o roteador pode ver se a mensagem recebida é mais antiga ou mais recente do que a atual. Os roteadores também enviam essas mensagens quando uma linha é ativada ou desativada, ou quando seus custos se alteram.   

O protocolo abordado no Texto 1 e o tipo de mensagem descrita no Texto 2 são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O OSPF trabalha com estado de link para cada link ligado ao roteador que o implementa.

  • Texto 1:
      Usando o processo de inundação, cada roteador informa todos os outros roteadores de sua área sobre seus vizinhos e custos.
    Essas informações permitem que cada roteador construa o grafo para a(s) sua(s) área(s) e calcule o caminho mais curto. A área
    do backbone faz o mesmo. Além disso, os roteadores do backbone aceitam as informações dos roteadores de borda de área
    para  calcular  a  melhor  rota  entre  cada  roteador  do  backbone  até  cada  um  dos  outros  roteadores.  Essas  informações  são
    propagadas para os roteadores de borda de área, que as divulgam em suas áreas. Usando essas informações, um roteador
    prestes a enviar um pacote entre áreas pode selecionar o melhor roteador de saída para o backbone.
     
    Texto 2:
      Durante  a  operação  normal,  cada  roteador  emite  periodicamente  por  inundação  uma  mensagem  para  cada  um  de  seus
    roteadores adjacentes informando seu estado e fornecendo os custos usados no banco de dados da topologia. As mensagens
    enviadas são confirmadas, a fim de torná-las confiáveis. Cada mensagem tem um número de sequência, e assim o roteador
    pode  ver  se  a  mensagem  recebida  é  mais  antiga  ou  mais  recente  do  que  a  atual.  Os  roteadores  também  enviam  essas
    mensagens quando uma linha é ativada ou desativada, ou quando seus custos se alteram.

  • Há cinco tipos distintos de pacotes OSPF. Cada um dos cinco tipos iniciam com um cabeçalho padrão de 24 bytes. E são eles:

    1. Pacote de aviso. (Hello packet)
    2. Pacote de informações do Banco de Dados (Database Description packet)
    3. Requisição de estado de link (Link State Request packet)
    4. Atualização de estado de link (Link State Update packet)
    5. Recebimento de informações de link (Link State Acknowledgment packet)

  • grafos e backbones costumam ser palavras chaves relacionadas ao OSPF

  • Letra B

     

    Tipo 1 (Hello) – usado para estabelecer e manter relações (adjacências) com os roteadores vizinhos. Utilizado para descobrir novos roteadores.

     

    Tipo 2 (Database Description) – o DD é trocado entre dois roteadores que inicializaram uma adjacência. Este tipo de pacote é usado para descrever o database, e não transmitir o conteúdo de um roteador OSPF.

     

    Tipo 3 (Link-state request) – usado para requisitar informações. Ao receber um DD o roteador sabe se possui informações desatualizadas e solicita através do tipo 3.

     

    Tipo 4 (Link-state Update) – usado para enviar as LSAs (link-state advertisements) para os vizinhos. Possui 5 tipos de LSA.

     

    Tipo 5 (Link-state acknowledgment) – confirmação de recebimento.

     

    Link-State Advertisements (LSA) – cada roteador em uma área contém um link-state database. O banco de dados consiste de informações aprendidas através de mensagens LSA (Tipo 4) recebidas.