SóProvas


ID
1107958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Com relação à gestão de pessoas, à função do órgão de recursos humanos e às teorias da administração ligadas a esses aspectos, julgue os itens seguintes.

Administração de recursos humanos e gestão de pessoas são termos teoricamente distintos, especialmente com relação ao ajustamento vertical entre objetivos organizacionais e individuais.

Alternativas
Comentários
  •    Pelo contrario, a ARH e a GP são teoricamente idênticas, especialmente com relação as metas, objetivos organizacionais e individuais, a diferença que na GP as pessoas são parceiras e na ARH são mais um recurso.

  • "Os  termos  realmente  são  distintos  do  ponto  de  vista teórico,  mas ambos buscam alinhar objetivos organizacionais e individuais. A diferença está sobretudo  no  fato  de  que  a  GP  busca  maior  competitividade,  sucesso  e competências  para  a  organização,  enquanto  a  ARH  é  mais  voltada  para aspectos  práticos  do  sucesso  das  pessoas  no  trabalho  contribuindo  para  a entrega de resultados imediatos pela organização. "

    Fonte: Professor Carlos Xavier - Curso para Anatel

  • Pelo enunciado de uma outra questão da mesma banca, podemos ver que o erro da questão não é classificar as duas áreas como "teoricamente distintas"

    Q369321 Prova: CESPE - 2014 - SUFRAMA - Administrador

    Disciplina: Gestão de Pessoas

    Ainda que teoricamente distintas, é estreita a relação, do ponto de vista da aplicação, entre as áreas de comportamento organizacional e de gestão de pessoas. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens a seguir.

    Treinamentos comportamentais de curto prazo constituem opção eficaz para o desenvolvimento de competências interpessoais à medida que essas expressam a forma como o indivíduo lida com questões de autoridade, poder e liderança.


  •  

  • Não entendi , ARH X GP, são diferentes na estrutura organizacional, no ajustamento vertical, como GP tem relação com uma estrutura funcional e a ARH pode ser alocada como Staff, e os objetivos individuais também são diferentes. A ARH tem como fim a visão estratégica do setor de como o recursos humanos pode contribuir no atingimento dos objetivos organizacionais, sendo que a GP tem com fim aspectos da motivação,clima, e liderança. 

    Acredito que o erro da questão está na afirmação de que aos objetivos organizacionais  de ambas as visões são distintos, nesse caso, penso que são os mesmos.  Será o que erro da questão é esse, o que acham? 

  • GP ___> empregado é parceiro

    ARH_____> empregado é um recurso.Basicamente idênticos mas diferente na forma de perceber o empregado.
  • Administrar significa planejar algo, controlar e dirigir os recursos humanos, materiais e financeiros. Em sua concepção, o termo é voltado para o lado técnico, com foco no processo administrativo. Segundo Jules Henri Fayol, fundador da Teoria Clássica da Administração, o administrador é responsável por conduzir a empresa, levando em consideração alcançar os objetivos da organização, buscando extrair todas as vantagens possíveis. Sendo assim, a administração é racional e visa atingir as metas e os propósitos da empresa.

    Já a gestão tem como princípios fundamentais incentivar a participação, estimular a autonomia e a responsabilidade dos funcionários. Em sua concepção, ela tem como foco a questão gerencial, cujo processo é voltado para o político-administrativo. Sendo assim, gerir é atingir os objetivos da companhia de maneira eficaz ao valorizar o conhecimento e as habilidades das pessoas que trabalham dentro da empresa. O gestor deve ter a capacidade de manter a sinergia entre o grupo, a estrutura e os recursos já existentes.

  • A questão está mesmo errada. Segue a justificativa do professos Carlos Xavier:  os termos são realmente distintos do ponto de vista teórico, mas ambos buscam alinhar objetivos organizacionais e individuais. A diferença está sobretudo no fato que a GP busca maior competitividade, sucesso e competência para a organização ,enquanto a ARH é mais voltada para aspectos práticos do sucesso das pessoas no trabalho contribuindo para entrega de resultados imediatos pela organização . 

  • Questão lindíssima!!!!!

    Administração de recursos humanos e gestão de pessoas são termos teoricamente distintos? resposta: SIM!  também são distintos com relação ao ajustamento vertical entre objetivos organizacionais e individuais? NÃO.  Tanto administrar, como gerir, tem foco nos objetivos organizacionais e nos individuais.

     

    Administrar significa: planejar algo, controlar e dirigir os recursos humanos, materiais e financeiros. Em sua concepção, o termo é voltado para o lado técnico, com foco no processo administrativo. Segundo Fayol, fundador da Teoria Clássica da Administração, o administrador é responsável por conduzir a empresa, levando em consideração alcançar os objetivos da organização, buscando extrair todas as vantagens possíveis. Sendo assim, a administração é racional e visa atingir as metas e os propósitos da empresa.

     

    Já a gestão tem como princípios fundamentais incentivar a participação, estimular a autonomia e a responsabilidade dos funcionários. Em sua concepção, ela tem como foco a questão gerencial, cujo processo é voltado para o político-administrativo. Sendo assim, (gestão) gerir é atingir os objetivos da companhia de maneira eficaz ao valorizar o conhecimento e as habilidades das pessoas que trabalham dentro da empresa. O gestor deve ter a capacidade de manter a sinergia entre o grupo, a estrutura e os recursos já existentes.

     

    Ah!! CESPE..... 

  • Questão errada, já que tanto a Administração de RH quanto a Gestão de Pessoas, buscam o ajustamento vertical (alinhamento) entre objetivos organizacionais e individuais, embora sejam sim, conceitos distintos, de fases distintas dos recursos humanos, sendo a GP mais abrangente que a Adm.RH.

     

    A Juliana Faria tem razão, a Cespe às vezes é linda na medida em que questões como essa, acerta quem raciocina melhor e não quem decora rodapé de página!

     

    Vamo que vamo! 

  • PARA MIM, SE DISTINGUEM COM RELAÇÃO AO TEMPO EM QUE ESSAS TEORIAS FORAM APLICADAS. COM ISSO HAVERÁ GRANDES DIFIRENÇAS, EI-LAS:

     

     

    2ª ERA - NEOCLÁSSICA (1950 - 1990) – MODELO POLÍTICO

       - ESTRUTURA MATRICIAL, COM UNIDADES DE NEGÓCIO, FLEXÍVEL, INOVADORA, DINÂMICA; MAS AINDA CENTRALIZADA

       - PESSOAS COMO RECURSOS QUE PRECISAM SER ADMINISTRADOS.

       - DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS.

       - SISTEMA FECHADOFOCADO NA DIVISÃO DO TRABALHO, NA ESPECIALIZAÇÃO E NA FORMALIZAÇÃO DA NORMAS.

     

     

    3ª ERA - DA INFORMAÇÃO (APÓS 1990) – MODELO ESTRATÉGICO

       - ESTRUTURA DESCENTRALIZADA, VIRTUAL, EM REDE, ADHOCRÁTICA, MULTIFUNCIONAL.

       - PESSOAS COMO SERES INTELIGENTES E PROATIVOS, PARCEIROS FORNECEDORES DE CONHECIMENTO E COMPETÊNCIAS.

       - DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS (ESTRATÉGICO)

       - SISTEMA ABERTO: FOCADO NAS VARIÁVEIS DEPENDENTES DO AMBIENTE E DA TECNOLOGIA.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • FIXANDO:

    O ERRO DE FATO ESTÁ NO FINAL DA ASSERTIVA.

  • Na boa, já pesquisei pra caramba, mas ainda não entendi a diferença entre Gestão de Pessoas e ARH. Alguém pode ajudar?

  • Convergência:

    Ambos buscam alinhar objetivos organizacionais e individuais.

     

    Diferença:

    GP busca maior competitividade, sucesso e competências para a organização.

    ARH é mais voltada para aspectos práticos do sucesso das pessoas no trabalho.

     

    Fonte: pdf do Estratégia

  • GABARITO: ERRADO

    Bom, teoricamente são distintos sim, MAS AMBOS buscam alinhar objetivos organizacionais e individuais. A gestão de pessoas busca uma maior competitividade e sucesso, o RH contribui mais para o sucesso das pessoas no trabalho, entrega de resultados imediatos pela organização.

    Abraços.