SóProvas


ID
11080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito da palavra ética, julgue o item a seguir.

A palavra "ética" é derivada do grego ethos e significa "modo de ser" ou "caráter" o que implica, necessariamente, um juízo de valor sobre os desvios atávicos da conduta do homem em sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Em primeiro lugar, observe-se a origem das palavras. „Ética“ vem do grego „ethos“, e significa hábito. „Moral“ vem do latim „mores“ e significa „hábito, costumes“. Ou seja, do ponto de vista puramente filológico não haveria motivo para se distinguir as duas expressões (a não ser, é claro, que se faça estudos filológicos muito precisos e se estude a diferença entre o significado de „ethos“ para gregos e „morus“ para os latinos).

    Fato é que mesmo no mundo filosófico existe um certo caos terminológico neste respeito. Especialmente na tradição teológica: o que os protestantes chamam de ética, os católicos chamam de moral.Em geral, procura-se seguir a seguinte distinção: enquanto a moral é uma ciência descritiva (descreve como os seres humanos de uma determinada cultura de fato agem) a ética é normativa (ele determina como eles deveriam agir). Dando um exemplo: sair nu pela Avenida Paulista seria imoral (em geral não se faz isso), mas não anti-ético (afinal, não se está fazendo mal a ninguém!). Mas observe: nem todos os filósofos fazem tal distinção: o grande Kant, por exemplo, tende a usar „moral“ no sentido que aqui explico como „ética“! Portanto: sempre observe de quem se está a falar.

    Além disso, as coisas não são tão fáceis como na distinção proposta: o que em geral não se faz numa sociedade pode ser prejudicial e assim talvez automaticamente anti-ético (a nudez na Avenida Paulista poderia estar pervertendo adoslecentes, levando-os para um „mau caminho“, por exemplo, e isto já seria anti-ético). Além disso chama-se ética, em geral, diferindo novamente da moral, a ciência que trata apenas do conhecimento natural (não aquele revelado por Deus na Bíblia) sobre o Bem e o Mal. Ou seja, um ateu deveria por si só, sem crer na Bílbia, saber o que é Bem e o que é Mal. A ética se basearia portanto apenas na capacidade individual e natural da razão.

    Espero tê-lo ajudado um pouco. Boa sorte na sua pesquisa!

    Dr. Phil. Guido Imaguire (5.5.2000 - München)
  • o conceito de ética é subjetivo, logo, não se pode dizer "implica, necessariamente, um juízo de valor sobre os desvios atávicos da conduta do homem em sociedade."
  • Quando se sabe exatamente o sentido da palavra "atávico", ou seja, aquilo que é herdado, fica mais fácil entendê-la. --> atávico adj. Relativo ao atavismo. Transmitido por atavismoSignificado de Atavismos.m. Reaparição, em um descendente, de certos caracteres vindos de um antepassado, e que não se haviam manifestado nas gerações intermediárias.
  • Questão errada. A ética não cabe juízo de valor, mas sim explicar razões da existência de determinada realidade


     

  • Caro colega acima (Jasom), nao sei se sua conduta foi ética, uma vez que, você simplesmente partiu do princípio que todos podem pagar esse 'valor irrisório' a que vc se referiu. Muita gente não pode, é certo sim colocar o gabarito da questão. SOB O MEU PONTO DE VISTA, a ética como sendo NORMATIVA, determinando como os seres humanos devem agir, determina que temos que ter compaixão ao próximo.
  • Pefeito o comentario contextualizado da Vivian!
  • O valor é pequeno para mim, mas para todos, também o é? valorizo muito quem se esforça a fim de obter sucesso
    principalmente no nosso país, onde há uma nítida inversão de valores (bons), portanto se eu pudesse eu pagaria
    (pago) para manter o acesso a todos que desejam sucesso por meio de estudo...
  • Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”. 

    Significado de ética:

    Ética e moral, ambos se referem ao conjunto de valores e princípios que norteiam a conduta humana. Entretanto, tem as seguintes diferenças:
    A Ética representa normas escritas e editadas. Ser ético é obdecer normas editadas.
    A Moral representa reação psicológica. Quando alguém pratica ação imoral, provoca reação de rejeição no meio social.


    Exemplo do uso da palavra ética:

    Esta norma ética é imoral! (ou seja, embora previsto em lei ser correta, porém provocou reação de rejeição no meio social).

  • Ética tem origem no grego ethos, que significa modo de ser. A palavra moral vem do latim mos ou mores, ou seja, costume ou costumes. A primeira é uma ciência sobre o comportamento moral dos homens em sociedade e está relacionada à Filosofia. Sua função é a mesma de qualquer teoria: explicar, esclarecer ou investigar determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes. A segunda, como define o filósofo Vázquez, expressa “um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual dos homens”.

    Ao campo da ética, diferente do da moral, não cabe formular juízo valorativo, mas, sim, explicar as razões da existência de determinada realidade e proporcionar a reflexão acerca dela. A moral é normativa e se manifesta concretamente nas diferentes sociedades como resposta a necessidades sociais; sua função consiste em regulamentar as relações entre os indivíduos e entre estes e a comunidade, contribuindo para a estabilidade da ordem social.

    ÉTICA É UNIVERSAL MORAL É CULTURAL.

    ÉTICA É TEORIA MORAL É PRÁTICA.

    ÉTICA É ETERNA A MORAL É TEMPORÁRIA.

    A ética é uma ciência técnica, responsável pelo estudo dos julgamentos que o homem faz quando se depara com uma conduta humana suscetível de ser analisada sob o aspecto do bem ou do mal. Pode-se dizer que a ética é uma investigação geral sobre aquilo que é bom, com o objetivo de aperfeiçoar o ser humano. Moral, por sua vez, é uma consciência individual de cada ser humano, depois que ele viveu e absorveu as coisas a seu modo.

    É possível, então, dizer que:

    a) a ética é um princípio, e a moral são aspectos de condutas específicas;

    b) a ética é permanente, porque é universal, e a moral é temporal, porque é cultural;

    c) a ética é teórica, e a moral é prática, daí porque a moral é o objeto da ética;

    d) a ética se refere mais à questão dos costumes e tradições de uma sociedade como um todo; a moral se refere mais à questão da consciência individual. 


  • Moral = ação

     Ética = reflexão

  • ERRADO

    Juízo de valor : opinião de um individuo é formada até certo ponto por seu sistema de crenças e a cultura a qual ele pertença


  • Comentário:


    Ética tem origem no grego ethos, que significa modo de ser. A palavra moral vem do latim mos ou mores, ou seja, costume ou costumes. 


    A ÉTICA é uma ciência sobre o comportamento moral dos homens em sociedade e está relacionada à Filosofia. 


    A função da ÉTICA é a mesma de qualquer teoria: explicar, esclarecer ou investigar determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes.


    A MORAL, como define o filósofo Vázquez, expressa  “um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual dos homens”. 


    Ao campo da ÉTICA, diferente do da moral, não cabe formular juízo valorativo, mas, sim, explicar as razões da existência de determinada realidade e proporcionar a reflexão acerca dela


    A moral é normativa e se manifesta concretamente nas diferentes sociedades como resposta a necessidades sociais; sua função consiste em regulamentar as relações entre os indivíduos e entre estes e a comunidade, contribuindo para a estabilidade da ordem social.


    ÉTICA é universal - MORAL é cultural.


    ÉTICA é teoria - MORAL é prática.


    ÉTICA é eterna - A MORAL é temporária.


  • Q3691.A palavra "ética" é derivada do grego ethos e significa "modo de ser" ou "caráter" o que implica, necessariamente, um juízo de valor sobre os desvios atávicos (desvio de valores transmitidos por tradição) da conduta do homem em sociedade.E

     

    atávicos - transmitido ou adquirido de maneira hereditária; Que se transmite, hereditário, tradição, herança ancestral

     

    Q359812.Os juízos éticos de valor são normativos, uma vez que prescrevem modelos de conduta humana.C

     

    O juízo de fato ou juízo de realidade é um julgamento baseado em uma análise isenta de valores pessoais ou interpretações subjetivas, focando-se unicamente naquilo que é visível ou cientificamente comprovado.

     

    Já o juízo de valor como o próprio nome sugere – está relacionado com a avaliação obtida de algo a partir de valores, ideias ou conceitos individuais, interpretados por meio da aparência estética, da moralidade ou da credibilidade de determinada situação, por exemplo.

     

  • Resuminho que me ajuda para definir Ética x Moral

              > Ética é a pasta de dente: COUGATI:

                                                    - Comportamento

                                                    - Objetiva

                                                    - Universal

                                                    - Geral

                                                    - Abstrata

                                                    - Teórica

                                                    - Invariável

     

               > Já a Moral, eu procuro o contrário de cada coisa citada para a Ética:

                                                    - costume; (Desvio atávico:Que se transmite, hereditário, tradição, herança ancestral) - Caso da questão!!

                                                    - subjetiva

                                                    - privada

                                                    - particular

                                                    - concreto

                                                    - prático

                                                    - variável

     

    Costuma dar certo, peguei com alguns colegas aqui no QC.

     

    Jesus no comando, SEMPRE!

  • Quando a Cespe manda um "necessariamente", a  probabilidade de estar errada é quase de 99%.

     

  • Simples! "Modo de ser" e "caráter" vêm de berço ou são construídos de acordo com costumes, etc?! 

    Logo, tem a ver com MORAL. 

  • Ética vem do grego "ethos", que significa caráter, morada do ser.

  • Ética: 

     

    -> Vem do grego ethos , que significa caráter, modo de ser.

     

    -> É uma parte da filosofia que se ocupa do comportamento moral do homem. 

     

    -> É filósofica científica.

  • ÉTICA:

    É O ESTUDO DA MORAL;

    É INDIVIDUAL;

    PORQUE DE ACREDITARMOS QUE ALGO É CERTO OU ERRADO? ISSO É INDIVIDUAL.

    PODE MUDAR CASO AS CRENÇAS DO INDIVÍDUO MUDEM.  Obs.: A ética é normalmente consistente, embora pode mudar caso as crenças de um indivíduo mudem ou dependendo de determinada situação.

    UMA PESSOA PODERÁ IR CONTRA SUA ÉTICA PARA SE AJUSTAR A UM DETERMINADO PRINCÍPIO MORAL, COM POR EXEMPLO, O CÓDIGO DE ÉTICA DE CONDUTA SUA PROFISSÃO.

    CONDUTA INDIVIDUAL, MODO DE SER;

    UNIVERSAL, PERMANENTE E TEÓRICA.

    MORAL:

    SE REFERE A REGRAS DE CONDUTAS, QUE SÃO APLICADOS A DETERMINADOS GRUPOS, EM DETERMINADAS CULTURAS;

    PORQUE A SOCIEDADE NOS DIZ QUE ALGO É CERTO OU ERRADO?

    É SISTEMA SOCIAL;

    PODE VARIAR DE ACORDO COM CADA CULTURA OU GRUPO;

    É COSTUMEIRA, OU SEJA, CULTURAL;

    É CULTURAL, TEMPORAL E PRÁTICA.

  • Reparem que a questão deu dois significados para a mesma palavra, de que "ethos" significa modo de ser ou caráter. Dificilmente uma palavra terá o mesmo significado a não ser que sejam sinônimos.........................

  • comentário do Estratégia

    Conforme estudamos, a primeira parte do item está perfeita: a palavra “ética” é derivada do grego ethos e significa “modo de ser” ou “caráter”. No entanto, não podemos afirmar que a Ética implica, necessariamente, a um juízo de valor sobre os desvios atávicos (que se transmitem entre gerações) da conduta do homem em sociedade. Ao campo ético, diferente do Moral, não cabe formular juízo de valor. Cabe, no entanto, explicar os motivos que levam à existência de determinada realidade, além de proporcionar a reflexão sobre essa realidade

  • A palavra "ética" é derivada do grego ethos e significa "modo de ser" ou "caráter" o que implica, necessariamente, um juízo de valor sobre os desvios atávicos (que se transmitem entre gerações)  da conduta do homem em sociedade. (ERRADO)

    #VEM DO GREGO ETHO = CARÁTER, MODO DE SER OU QUALIDADE DO SER.

    Ø Conhecimento que oferta ao homem critérios para escolha da melhor conduta.

    Ø PARTE DA FILOSOFIA: Se ocupa do comportamento moral do homem.

    Ø CONJUNTO DE REGRAS E PRECEITOS DE ORDEM VALORATIVA, QUE APROVA OU DESAPROVANDO A AÇÃO DO HOMEM

    Ø TEORIA OU CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO MORAL.

    Ø É FILOSÓFICA, CIENTIFICA, UNIVERSAL E "PERMANENTE".

    Ø Os juízos éticos de valor são normativos, uma vez que prescrevem modelos de conduta humana.

    • juízo de fato ou juízo de realidade: Baseado em uma análise isenta de valores pessoais ou interpretações subjetivas, focando-se unicamente naquilo que é visível ou cientificamente comprovado.
    • juízo de valor –  a avaliação obtida de algo a partir de valores, ideias ou conceitos individuais, interpretados por meio da aparência estética, da moralidade ou da credibilidade de determinada situação.

    #VEM DO LATIM MOS (OU MORES), QUE SIGNIFICA COSTUME

    Ø Relacionado à questão dos hábitos, costumes, usos de regras, e que se materializa na assimilação social dos valores, sob uma ótica mais prática, voltada à prescrição de conduta.

    Ø É regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas num determinado momento histórico.

    Ø É um fenômeno social de caráter normativo, orientando a nossa conduta no dia a dia.

    Ø É a aplicação da ética no cotidiano, é a pratica concreta.

    Ø Não é ciência, mas objeto da ciência.

    Ø É normativa, conjunto de conduta adotadas pelos indivíduos em um grupo social e tem a finalidade de organizar as relações interpessoais segundo os valores do bem e do mal.

    Ø Varia no tempo, a depender da conjuntura social, e também varia no espaço.

    Ø Um ato moral deve ser livre, consciente, intencional e solidário

    Ø Atávicos - transmitido ou adquirido de maneira hereditária; Que se transmite, hereditário, tradição, herança ancestral