SóProvas


ID
1109155
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Homem, 47 anos, participou de briga em frente a um bar e, ao ser detido, alegou que havia sido agredido com uma garrafa quebrada. O médico legista constatou que se tratava de uma lesão perfuro-incisa. Conclui-se que a lesão apresentava as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • Essa garrafa tem que estar bem afiada emmm p/ causar lesão punctória.


    Não gostei da questão



  • É verdade, fiquei em dúvida quanto a lesão causada.

  • Devemos ter atenção nesse tipo de questão. De acordo com o enunciado a vítima "alegou que havia sido agredido com uma garrafa quebrada". No entanto, o que vale é a conclusão do médico legista que constatou que a lesão foi perfuro-incisa. Talvez um outro agente vulnerante causou o ferimento e não a garrafa; conforme alegado pela vítima.

  • A garrafa quebrada da questão foi apenas para confundir o candidato, a resposta deveria ser dada de acordo com o que constatou o médico-legista, no caso houve uma ferida perfuro-encisa que é o mesmo tipo de lesão causada, por exemplo, quando alguém enfia uma faca.

     

    Bons estudos!

  • Questão muito boa, cobra o conhecimento sobre as lesões. O corpo de delito neste caso é direto e não indireto, como a questão induz! A vítima relatou, mas o fato concreto é o que o perito viu!!! Os peritos são os olhos dos juízes, e se este considerou lesão perfuro-incisa, muito provável que não tenha sido causado por uma garrafa que é um objeto cortante, mas por um objeto perfuro-cortante (Bisturi por exemplo). A questão peca apenas na terminologia que não foi muito apropriada. Segundo França as lesões são classificadas como cortantes ao invés de incisas. Inciso tem designado apenas as incisões realizadas em atos cirurgicos.