O QC está com o gabarito errado para todas as provas IBFC - 2013 - MPE-SP - Analista de Promotoria do cargo Médico Legista.
Essa questão é um tanto sútil em sua resposta correta.
Conforme a doutrina do professor Genival Veloso França, são instrumentos CORTOCONTUNDENTES: a foice, o facão, o machado, a enxada, a guilhotina, a serra elétrica, as rodas de um trem, as unhas e os dentes. As lesões verificadas por essa forma de energia são chamadas CORTOCONTUSAS. Tem forma variável, dependendo da região atingida e da inclinação, do peso, do gume e da força viva que atua. Sendo o instrumento mais afiado, predominam as características dos ferimentos cortantes.
São lesões quase sempre graves, fundas, alcançando mais profundamente os planos interiores e determinando as mais variadas formas de ferimento, inclusive fraturas. Não apresentam causa de escoriação, nem pontes de tecido íntegros entre as vertentes da ferida, o que as diferencia das feridas cortantes e contusas, respectivamente. - É aqui que reside o erro da questão, o enunciado afirma que o indivíduo "apresenta na região pré-tibial esquerda uma ferida de bordas irregulares com pontes de tecido conjuntivo ligando internamente as margens da lesão, de formato navicular, medindo 14cm de extensão, tendo atingido apenas a pele e subcutâneo".
Se não fosse por esse detalhe, eu teria assinalado que a lesão descrita é do tipo corto-contusa, entretanto, existem pontes de tecido conjuntivo ligando internamente as margens da lesão.
Ainda acho que o gabarito não está 100%, pelo fato de o machado se tratar de instrumento CORTOCONTUNDENTE nas lições do professor França, mas como a lesão apresenta PONTES DE TECIDO, acredito que, no caso específico dessa questão, o machado agiu como instrumento CONTUNDENTE, causando uma ferida CONTUSA.
P.S.: Não sei qual a bibliografia utilizada pela banca. A minha foi: Medicina Legal - Genival Veloso França, 2013.
Ferida contusa
Trata-se de lesões abertas cuja ação contundente foi capaz de vencer a resistência e a elasticidade dos planos moles. São produzidas por compressão, pressão, percussão, arrastamento, explosão e tração.
Como as feridas contusas são produzidas por meios ou instrumentos de superfície e não de gume, mais ou menos afiados, apresentam elas as seguintes características:
- forma estrelada, sinuosa ou retilínea
- bordas irregulares, escoriadas e equimosadas;
- fundo irregular;
- vertentes irregulares;
- pontes de tecido íntegro ligando as vertentes;
- retração das bordas da ferida;
- pouco sangrantes;
- integridade de vasos, nervos e tendões no fundo da lesão;
- ângulo tendendo à obtusidade.