SóProvas


ID
1109158
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um indivíduo alega que foi agredido pelo seu tio com um machado. Apresenta na região pré-tibial esquerda uma ferida de bordas irregulares com pontes de tecido conjuntivo ligando internamente as margens da lesão, de formato navicular, medindo 14cm de extensão, tendo atingido apenas a pele e subcutâneo. É correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O QC está com o gabarito errado para todas as provas IBFC - 2013 - MPE-SP - Analista de Promotoria do cargo Médico Legista.

    Essa questão é um tanto sútil em sua resposta correta.


    Conforme a doutrina do professor Genival Veloso França, são instrumentos CORTOCONTUNDENTES: a foice, o facão, o machado, a enxada, a guilhotina, a serra elétrica, as rodas de um trem, as unhas e os dentes. As lesões verificadas por essa forma de energia são chamadas CORTOCONTUSAS. Tem forma variável, dependendo da região atingida e da inclinação, do peso, do gume e da força viva que atua. Sendo o instrumento mais afiado, predominam as características dos ferimentos cortantes. 

    São lesões quase sempre graves, fundas, alcançando mais profundamente os planos interiores e determinando as mais variadas formas de ferimento, inclusive fraturas. Não apresentam causa de escoriação, nem pontes de tecido íntegros entre as vertentes da ferida, o que as diferencia das feridas cortantes e contusas, respectivamente. - É aqui que reside o erro da questão, o enunciado afirma que o indivíduo "apresenta na região pré-tibial esquerda uma ferida de bordas irregulares com pontes de tecido conjuntivo ligando internamente as margens da lesão, de formato navicular, medindo 14cm de extensão, tendo atingido apenas a pele e subcutâneo".

    Se não fosse por esse detalhe, eu teria assinalado que a lesão descrita é do tipo corto-contusa, entretanto, existem pontes de tecido conjuntivo ligando internamente as margens da lesão.

    Ainda acho que o gabarito não está 100%, pelo fato de o machado se tratar de instrumento CORTOCONTUNDENTE nas lições do professor França, mas como a lesão apresenta PONTES DE TECIDO, acredito que, no caso específico dessa questão, o machado agiu como instrumento CONTUNDENTE, causando uma ferida CONTUSA.


    P.S.: Não sei qual a bibliografia utilizada pela banca. A minha foi: Medicina Legal - Genival Veloso França, 2013.

  • Exceto se o autor bateu na vítima com o cabo!

  • Confusa, tive que gastar alguns neurônios para acertar. Ali ele fala que as bordas estão ligadas, ou seja, não houve corte na lesão. Então fui pelo raciocínio que se tratava de uma pancada com o cabo e não com a parte corto-contundente do machado.

  • Pessoal, não sei se estou ajudando ou confundindo mais ainda. A questão fala que o indivíduo "alega" que foi agredido por um machado. Ele alegar não quer dizer a verdade dos fatos. Acho que a banca quis que, além do candidato conhecer a ação dos agentes vulnerates, agisse como um Médico Legista: imparcial em seu laudo.

  • com certeza Francisco alegar é para confundir o candidato desatento, pois o que interessa na questão e na vida pratica policial é o laudo médico-legal.


  • GABARITO: D)

    A lesão é classificada como contusa em razão da seguinte característica: "pontes de tecido conjuntivo ligando internamente as margens da lesão". Caso o objeto tivesse causado a ruptura de tais tecidos, seria corto-contusa, como previsto na alternativa "A)".

  • Ferida contusa

     Trata-se de lesões abertas cuja ação contundente foi capaz de vencer a resistência e a elasticidade dos planos moles. São produzidas por compressão, pressão, percussão, arrastamento, explosão e tração.

    Como as feridas contusas são produzidas por meios ou instrumentos de superfície e não de gume, mais ou menos afiados, apresentam elas as seguintes características:

    • forma estrelada, sinuosa ou retilínea
    • bordas irregulares, escoriadas e equimosadas;
    • fundo irregular;
    • vertentes irregulares;
    • pontes de tecido íntegro ligando as vertentes;
    • retração das bordas da ferida;
    • pouco sangrantes;
    • integridade de vasos, nervos e tendões no fundo da lesão;
    • ângulo tendendo à obtusidade.