SóProvas


ID
1109170
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Após blitz policial, indivíduo foi encaminhado à Delegacia de Polícia e posteriormente levado para exame de constatação de embriaguez no Instituto Médico Legal. Ao exame pericial, apresentava hálito etílico, ataxia calcanhar-joelho, ataxia índex-índex e ataxia índex-nariz. Ao ser questionado, o indivíduo se negou a fornecer amostra biológica para exame toxicológico. O médico legista deve concluir que:

Alternativas
Comentários
  • Em minha opinião gabarito errato.

    Segundo França, o diagnóstico de embriaguez é clínico!, logo a A está errada

  • LETRA B) CORRETA - o indivíduo encontra-se embriagado, compatível com substância psicoativa.

  • Diagnóstico clínico de embriaguez, com alterações neurológicas, psíquicas e halitose. 

    Droga psicoativa: Substância psicotrópicadroga psicotrópica ou simplesmente psicotrópico é uma substância química que age principalmente no sistema nervoso central, onde altera a função cerebral e temporariamente muda a percepção, o humor, o comportamento e a consciência. Essa alteração pode ser proporcionada para fins: recreacionais (alteração proposital da consciência); religiosos (uso de enteógenos); científicos (visando à compreensão do funcionamento da mente); ou médico-farmacológicos (como medicação). Alternativamente, tal efeito na mente pode não ser o objetivo do consumo da substância psicotrópica, mas um efeito adverso do mesmo.[1]

     

     Gabarito B

  • Quando os movimentos normais, como caminhar, preensão e movimentos articulares, não acontecem da melhor maneira, isto é referido como um transtorno de coordenação. Podem haver movimentos desordenados (ataxia), aumento de um movimento (hipermetria) ou um tremor que acontece em um movimento intencional (tremor de intenção).

  • Segundo França, diagnóstico de embriaguez alcoólica deve ser preferencialmente clínico.

    CORRETA B

  • Há a presença de manifestações físicas da embriaguez (hálito alcoólico-acético) e manifestações neurológicas (incapacidade de fazer o ''quatro'' as pernas e demais ataxias), logo, conclui-se pela embriaguez.