SóProvas


ID
11101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Atualmente, a maioria dos sistemas de comunicação usa transmissão digital e a tendência é que, no futuro, todos esses sistemas usem esse tipo de transmissão.

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos básicos e a elementos de um sistema de transmissão digital.

A transmissão de dados por meio de cabos coaxiais ou pares de fios metálicos trançados pode ser feita usando-se códigos de linha, tais como o Manchester e o HDB3, em banda base. Por outro lado, a transmissão de dados via rádio requer o uso de técnicas de modulação, tais como PSK ou QAM, para que seja gerado um sinal passa-faixa de radiofreqüência.

Alternativas
Comentários
  • O código HDB3 e o código Manchester têm em comum a capacidade de transportarem o relógio (clock), pois cada bit transmitido necessita ser identificado de alguma forma do próximo, e quem faz este arranjo sequencial, ou seja quem é o 1º bit, o 2º, ... é o sinal de clock.

    Já na transmissão via rádio é necessário uma técnica de modulação para que se possa envolver o pacote (bits), podendo assim ser transmitido pelo meio "ar". Não dá apenas para conectar a saída dos bits a uma antena e transmiti-los, para isto precisamos usar uma técnica de modulação e a PSK e QAM são alguma delas.

  • Discordo do colega. 

    A transmissão via rádio requer o uso de técnicas de modulação principalmente para viabilizar a radiação, uma vez que a antena deve ter 1/10 ou mais do comprimento de onda do sinal irradiado e não pelo fato de os bits serem transmitidos no ar.

    Dessa forma, é necessário colocar o sinal banda base em um sinal de frequência maior, aumentando a frequência, diminui o comprimento de onda e, consequentemente, diminui o tamanho da antena.

  • Tipos de conversão digital-analógica

    Uma onda senoidal é definida por três características: amplitude(A), freqüência(F) e fase(P). Quando variamos qualquer uma dessas características, criamos uma versão diferente da mesma onda. Portanto, ao alterar uma característica, simples de um sinal elétrico, podemos usá-lo para representar dados digitais.

    Alem desses, existe um quarto mecanismo (o mais eficiente) que combina a mudança tanto da amplitude quanto da fase, PSK e FSK, denominado QAM (modulação por amplitude da quadratura). O QAM é a forma mais eficiente dessas opções e é o mecanismo comumente usado.

    QAM: O PSK é limitado pela capacidade do equipamento para distinguir pequenas diferenças na fase. Esse fator limita sua taxa de bits potencial. Até então, estávamos alterando apenas uma das três características de uma onda senoidal por vez; mas, o que aconteceria se alterássemos duas ao mesmo tempo? Por que não combinar o ASK e o PSK? A idéia de usar duas portadoras, uma em fase e a outra em quadratura com diferentes níveis de amplitude para cada portadora é o conceito que está por trás do QAM (modulação por amplitude de quadratura).

    Quadrature Amplitude Modulation (QAM) (modulação por amplitude de quadratura), é uma combinação dos métodos ASK e PSK. O QAM usa duas portadoras, uma em fase e a outraem quadratura, com diferentes níveis de amplitude para cada portadora.

    Fonte: Forouzan