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ID
1110307
Banca
IPAD
Órgão
IPEM-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um Padrão de Projeto de Software ou Padrão de Desenho de Software, também muito conhecido pelo termo original em inglês, Design Pattern, descreve uma solução geral reutilizável para um problema recorrente no desenvolvimento de sistemas de software orientados a objetos. Não é um código final; é uma descrição ou modelo de como resolver o problema do qual trata, que pode ser usada em muitas situações diferentes. Os Padrões de Projeto normalmente definem as relações e interações entre as classes ou objetos, sem especificar os detalhes das classes ou objetos envolvidos, ou seja, estão num nível de generalidade mais alto. Um padrão de projeto define: seu nome; o problema; a solução; quando aplicar esta solução e suas consequências. O movimento ao redor de padrões de projeto ganhou popularidade com o livro Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, publicado em 1995. Os autores desse livro, Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, são conhecidos como a "Gangue dos Quatro" (Gang of Four) ou simplesmente "GoF". Os Padrões GOF, são organizados em três famílias, qual das alternativas a seguir apresenta a denominação dessas três famílias:

Alternativas
Comentários
  • Os padrões "GoF" são organizados em 3 famílias :

    Padrões de criação : relacionados à criação de objetos
    Padrões estruturais : tratam das associações entre classes e objetos.
    Padrões comportamentais : tratam das interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos.