SóProvas


ID
111037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das diversas espécies de operações bancárias e suas
contabilizações e da apuração de seus resultados contábeis, julgue
os itens subseqüentes.

A empresa banco, pela sua especificidade contábil, não possui, em seu plano de contas, o grupo contábil do ativo denominado resultados de exercícios futuros.

Alternativas
Comentários
  • Sem sombra de dúvida que o Banco trabalha com a perspectiva de ativo futuro. Inexiste banco que não pense no dia de amanhã!!!
    Principalmente come relação aos seus ativos.
    Desta forma o enunciado está INCORRETO.
  • Questão desatualizada:

    O grupo Resultado de Exercícios Futuros é apresentado no Balanço Patrimonial entre o Passivo Exigível e o Patrimônio Líquido, sendo composto das receitas já recebidas pela empresa, deduzidas dos custos e despesas correspondentes incorridos ou a incorrer, que efetivamente serão reconhecidas em períodos futuros por estarem associadas a algum evento futuro ou à fluência do tempo e sobre as quais não haja qualquer tipo de obrigação de devolução por parte da empresa (art. 181 da Lei nº 6.404/76).

    EXTINÇÃO DOS RESULTADOS DOS EXERCÍCIOS FUTUROS

    A MP 449/2008 modificou a composição dos grupos patrimoniais, e estabeleceu que o passivo será composto pelo passivo circulante, passivo não-circulante e patrimônio líquido, não citando o resultado dos exercícios futuros. Portanto, este subgrupo deixa de existir.

    SALDOS EM 31.12.2008

    O saldo existente no resultado de exercício futuro em 31 de dezembro de 2008 deverá ser reclassificado para o passivo não-circulante em conta representativa de receita diferida.

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/resultexerfuturos.htm

  • Gabarito: Errado

    É até uma questão de lógica. Como um banco não vai se preocupar com os resultados de exercícios futuros?

    Resultado de Exercícios Futuros: são as receitas de exercícios futuros que correspondem a um acréscimo no ativo da companhia que ocorre antes de cumprir sua obrigação contratual.