SóProvas


ID
1110718
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Brasil entra na corrida por terras raras, o ouro do século 21

Reservas nacionais atraem investimentos externos em busca de minerais estratégicos para smartphones e carros elétricos.
Se você ainda não sabe o que são terras raras, prepare-se, porque nos próximos anos esse conjunto de 17 minerais fará cada vez mais parte da sua vida. Elementos de nomes estranhos como disprósio, lantânio e promécio tornaram-se essenciais para a indústria de alta tecnologia. Eles são responsáveis pela finura dos tablets, fazem o seu celular vibrar e acendem as futuristas lâmpadas de LED. Por trás de tanta modernidade, a briga pela supremacia na exploração das terras raras deu início a um intrincado jogo de interesses econômicos, diplomáticos e industriais, tendo a China, maior produtora mundial, como fiel da balança.
Mas o Brasil, depois de um século, pode estar de volta ao jogo. No ano passado, o serviço geológico do governo dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) apontou o País como a nova fronteira global de minerais raros. Segundo a agência americana, o potencial nacional chega a 52 milhões de toneladas em reservas. [...].

Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=84231. Acesso em: 07/03/2013.


A existência de recursos naturais tão importantes no território brasileiro refere-se a aspectos pré-existentes no espaço nacional. O aspecto natural que explica a presença de terras raras no Brasil está associado:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra (A). Terras raras são terras que incluem 17 minerais – elementos químicos – que são, atualmente, fundamentais para a indústria de alta tecnologia. Terras se relacionam ao solo, que, por sua vez, é objeto de estudo da geologia. Portanto, o que determina a existência de terras raras em determinado local é sua estrutura geológica, e não fenômenos climáticos (alternativa B), relacionados à biodiversidade (alternativa C) ou referentes às placas tectônicas (alternativa D). A China é a grande produtora atual de terras raras, mas há pesquisas que revelam que o Brasil tem grandes reservas desse recurso natural.

  •  a) à estrutura geológica do Brasil, marcada por várias rochas ricas em diferentes minerais.


    O Brasil tem uma tradição na exploração das terras raras, a qual teve início no final do século XIX, mais precisamente em 1885. O ápice do seu desenvolvimento foi atingido nos anos 50 do século passado.  São denominados terras-raras o conjunto de 17 elementos químicos da tabela periódica formado pelos 15 lantanídeos mais o escândio e o ítrio, que também são considerados terras-raras por ocorrerem, normalmente, nos mesmos depósitos minerais que os lantanídeos e exibirem propriedades químicas similares.


    Fontes:

    http://www2.camara.leg.br/a-camara/altosestudos/temas/temas-2013-2014/terras-raras/EstudoMineraisEstratgicoseTerrasRaras.pdf

    http://educacao.globo.com/geografia/assunto/geografia-fisica/estrutura-geologica-e-mineracao.html


  • a) à estrutura geológica do Brasil, marcada por várias rochas ricas em diferentes minerais.

    O Brasil, por apresentar uma grande extensão territorial (8.514.876 quilômetros quadrados), possui estrutura geológica composta por três tipos distintos: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.