-
Na preservação de documentos digitais, assim com na dos documentos em papel, é necessária a adoção de ferramentas que protejam e garantam a sua manutenção. Essas ferramentas deverão servir para reparar e restaurar registros protegidos, prevendo os danos e reduzindo os riscos dos efeitos naturais (preservação prospectiva), ou para restaurar os documentos já danificados (preservação retrospectiva). Para Margaret Hedstrom (1996), a preservação digital é “(...) o planejamento, alocação de recursos e aplicação de métodos e tecnologias para assegurar que a informação digital de valor contínuo permaneça acessível e utilizável”. A preservação digital compreende os mecanismos que permitem o armazenamento em repositórios de dados digitais que garantiriam a perenidade dos seus conteúdos.
FORÇA E FÉ
-
Acredito que o erro na questão se deva à frase "manter as mesmas tecnologias por muito tempo", já que as tecnologias estão em constante evolução.
-
Errado.
O erro é justamente esse Luciano.
Só pra acrescentar... A finalidade não é manter as tecnologias por muito tempo e sim se adaptar as novas tecnologias que surgirão, sem prejuízo ou perdas. Por isso a importância de um padrão de metadados, o que facilita a importação dos dados, quando necessário.