SóProvas


ID
1112473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da teoria keynesiana, das políticas fiscal e monetária e do mercado de trabalho, julgue o item subsequente.

A Lei de Okun — conceito utilizado na análise da relação entre inflação e emprego — indica que a inflação presente é o somatório da inflação inercial, da inflação de demanda e da inflação de custos.

Alternativas
Comentários
  • "A Lei de Okun é uma teoria que propõe uma relação inversa entre desemprego e produto interno bruto. A teoria foi desenvolvida pelo economista Arthur Okun, em 1962, quando este trabalhava no Comitê de Conselheiros Econômicos do presidente estadunidense John Kennedy. Ela mostra que o hiato do produto é proporcional à diferença entre a taxa de desemprego e a taxa natural de desemprego."

    bons estudos!

  • Okun: Desemprego x PIB (Inversa)

  • Gab. E

    Quando Kennedy era presidente, seu assessor econômico — Arthur Okun — correlacionou, na seguinte fórmula, as variações do produto norte-americano às variações da taxa de emprego:

    • Variação no PIB = 3,5% – 2*variação no desemprego

    Empossado da fórmula, Kennedy sabia que se não houvesse variação de desemprego, o PIB manteria constante. Se PIB crescesse 1%, o emprego cresceria 0,5%. O contrário seria verdade; se o PIB diminuísse 1%, o emprego cairia 0,5% ao ano.

    Essa que é a essência da Lei de Okun: correlacionar variações do PIB às variações da taxa de emprego.

    Fonte: Macroeconomia; Luiz Fernando Mählmann Heineck

  • A questão traz na verdade a Curva de Phillips Moderna: π = πe - ß(μ-μn) + ε , em que:

    πe = inflação inercial

    - ß(μ-μn) = Inflação de demanda

    ε = inflação de custos

    A inflação presente (π) pode ser considerada inercial, de demanda ou de oferta conforme o fator que for mais relevante na soma.