SóProvas


ID
1114315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Uma forma mais simples, barata, rápida e menos polêmica de criar células-tronco em laboratório pode abrir portas para uma nova era da medicina regenerativa. Recente estudo publicado na revista Nature apresentou um novo método que foi avaliado como revolucionário por uma série de cientistas: ele poderia reparar tecidos e órgãos humanos sem a necessidade de clonagem ou manipulação genética.

O Globo, 30/1/2014, p. 30 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do seu tema, plenamente identificado com as características mais marcantes da civilização contemporânea, julgue os itens que se seguem.


Em face dos custos elevados e das implicações éticas inerentes ao trabalho, o sequenciamento do genoma humano foi conduzido pela Organização das Nações Unidas (ONU), dele sendo excluídas a iniciativa privada e cientistas e instituições de pesquisa de países emergentes ou pobres.

Alternativas
Comentários
  • Eu vou fazer prova pra médico. rsrsrsrsrs

  • Projeto Genoma Humano (AO 1945: Projecto Genoma Humano) (PGH) consistiu num esforço internacional para o mapeamento do genoma humano e a identificação de todos os nucleótidos que o compõem. Após iniciativa dos Institutos Nacionais da Saúde estadunidenses (NIH), centenas de laboratórios de todo o mundo se uniram à tarefa de sequenciar, um a um, os genes que codificam as proteínas do corpo humano e também aquelas sequências de DNA que não são genes. Laboratórios de países em desenvolvimento também participaram do empreendimento com o objectivo de formar mão-de-obra qualificada em genómica.


    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Genoma_Humano
  • A questão está errada, pois o projeto genoma não foi liderado pela ONU, mas sim por um conjunto de Estados, por meio de laboratórios e institutos de saúde, dentre os quais se encontram países em desenvolvimento, como Brasil, China e México.

  • Como excluir a iniciativa privada (que é quem banca) e cientistas (os que vivem pra isso) e instituições de pesquisa de países emergentes?

    ERRADO!

  • {... }sendo excluídas a iniciativa privada e cientistas e instituições de pesquisa de países emergentes ou pobres.

  • O PGH foi um consórcio internacional. Basicamente, 18 países iniciaram programas de pesquisas sobre o genoma humano.

    Alguns países em desenvolvimento, não incluídos na relação acima, participam através de estudos de técnicas de biologia molecular de aplicação à pesquisa genética e estudos de organismos que têm interesse particular para suas regiões geográficas.

    Informações sobre estes países e suas pesquisas de contribuição para o PGH podem ser obtidas através da "Human Genome Organization" (HUGO), que conta com cerca de 1 000 membros de 50 países, para ajudar a coordenar a colaboração internacional ao projeto.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Genoma_Humano