SóProvas


ID
1114324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Uma forma mais simples, barata, rápida e menos polêmica de criar células-tronco em laboratório pode abrir portas para uma nova era da medicina regenerativa. Recente estudo publicado na revista Nature apresentou um novo método que foi avaliado como revolucionário por uma série de cientistas: ele poderia reparar tecidos e órgãos humanos sem a necessidade de clonagem ou manipulação genética.

O Globo, 30/1/2014, p. 30 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do seu tema, plenamente identificado com as características mais marcantes da civilização contemporânea, julgue os itens que se seguem.


Ao contrário da comunidade científica mundial, que não vê possibilidade de algum acidente no processo biotecnológico de inserção de genes externos em um DNA natural que comprometa a saúde humana, os ambientalistas afirmam estar comprovados os efeitos maléficos à biodiversidade nos locais onde os transgênicos são cultivados.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA.


    "Que não vê possibilidade de acidente"

    Ora doutores, é fato que possibilidade há.


    Espero ter ajudado.
  • O erro da questão não é inferir que realmente exista possibilidade de algum acidente e sim afirmar erroneamente que A COMUNIDADE CIENTÍFICA MUNDIAL não acredita nessa possibilidade.


    bons estudos

    =D 

  • A questão está errada, pois as consequências decorrentes do consumo de alimentos transgênicos para os seres humanos não são claras. Há diversas pesquisas sobre o assunto e muitos cientistas alegam que o consumo desse tipo de alimento pode ocasionar doenças graves, como câncer. Pela falta de certeza sobre as consequências dos transgênicos para os seres humanos, alguns países proíbem seu cultivo e consumo, como é o caso da união Europeia. No Brasil, o cultivo é permitido, sendo que grande parte dos grãos produzidos para exportação são transgênicos.





  • Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro. Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta. GAB ERRADO

  • Ao contrário da comunidade científica mundial, que não vê possibilidade de algum acidente no processo biotecnológico de inserção de genes externos em um DNA natural que comprometa a saúde humana, os ambientalistas afirmam estar comprovados os efeitos maléficos à biodiversidade nos locais onde os transgênicos são cultivados.

  • ERRADA

     

    As consequências decorrentes do consumo de alimentos transgênicos para os seres humanos não são claras. Há diversas pesquisas sobre o assunto e muitos cientistas alegam que o consumo desse tipo de alimento pode ocasionar doenças graves, como câncer. Pela falta de certeza sobre as consequências dos transgênicos para os seres humanos, alguns países proíbem seu cultivo e consumo, como é o caso da união Europeia. No Brasil, o cultivo é permitido, sendo que grande parte dos grãos produzidos para exportação são transgênicos