SóProvas


ID
1114393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

No que concerne a ética nas organizações, julgue os itens que se seguem.

As decisões de um indivíduo em uma empresa deverão ser tomadas com base nos parâmetros éticos organizacionais, de modo que seus valores individuais não as influenciem.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva  errada.

    Conforme a Lei de Ética no Serviço público em seu inciso I, seção I, capítulo I, A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    Bons estudos!

  • Ainda não encontrei o erro da questão. Alguém ajuda por favor.

  • O decreto 1171, que normaliza a conduta ética do servidor público, aponta a necessidade dos servidores avaliarem  a oportunidade e a conveniência dos atos por eles praticados. Bastava-nos-nos lembrar do Poder Discricionário para solucionarmos esta questão. Mais do que fazer simplesmente o que as diretrizes organizacionais ou legais indicam, o intrépido servidor deverá, ainda, atribuir o seu juízo de valor às suas ações e buscar sempre a finalidade pública.

    Vejamos alguns trechos extraídos do manual de ética pública (D1171):
    o servidor[...] não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto

    Deste modo, a questão é INCORRETA.

    Para saber mais a respeito das definições e conceituações utilizadas na solução desta questão, acesse:

    https://www.facebook.com/admfederal



  • Sei que não vale a pena brigar com a questão, mas essa questão ao meu ver nunca esta errada.

  • Eu também não encontrei o erro. Alguém achou?

  • É importante pensar que quando falamos de código de ética a vida privada, pessoal, individual não é excluída em nenhum momento. 

    As vezes o valor aplicado na rotina de uma organização é a desonestidade e a imoralidade (como podemos observar em alguns escandalos no país...). Nesses casos é o valor pessoal que vai fazer com que o servidor não ceda a pressões para quebrar as regras... 

    Mais ou menos assim o pensamento para resolver essa questão... 

  • As decisões de um indivíduo em uma empresa deverão ser tomadas com base nos parâmetros éticos organizacionais, de modo que seus valores individuais -NÃO- as influenciem.  

    ESSE NÃO TORNOU A QUESTÃO ERRADA.
  • Estão vinculados...

    Os meus valores irão subsidiar minha decisão... entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, principalmente entre o honesto e o desonesto.

  • O que eu posso é imaginar um caso prático:

    Por exemplo, na iniciativa privada, se você baixa um Código de Boa Conduta para seus empregados, ele nunca deve ser taxativo. Afinal, alguns valores individuais de um determinado empregado pode ajudar a gestão sadia de sua empresa sem que isso venha a ferir o Código desta. Foi isso que eu pensei na hora de resolver esse item.


    Porém, é fácil comentar aqui depois que o gabarito oficial foi definido. O CESPE, por seus precedentes, poderia facilmente ter considerada essa questão errada e teria muita gente reclamando do mesmo jeito. =[



  • A adoção de princípios éticos e comportamentais reflete o tipo de organização da qual fazemos parte e o tipo de pessoa que somos. 


    Os valores individuais são importantes também, afinal é com base neles que refletimos e os compatibilizamos com os valores expressos nos Princípios Éticos.


    Outra questão CESPE:


    Os princípios da moral funcional são os únicos relevantes para o exercício de cargo ou função pública, haja vista que os valores individuais e sociais podem ser incompatíveis com conceitos inseridos no Código de Ética dos Servidores. ERRADO

  • Refletir bastante e cheguei a seguinte conclusão:

    As decisões de um indivíduo em uma empresa deverão ser tomadas com base nos parâmetros éticos organizacionais, de modo que seus valores individuais não as influenciem

    Esses valores individuais são os praticados na empresa, e esses valores têm como base os parâmetros éticos organizacionais, de maneira que estes valores influenciam sim a empresa, e que cada indivíduo em sua função tem grande responsabilidade pelo bom funcionamento de um todo.

  • ERRADO

    A ética organizacional adota uma certa discricionariedade para algumas decisões dos indivíduos da organização. Dessa forma, os valores individuais as influenciam. Entretanto, devem estar pautadas conforme os parâmetros éticos organizacionais.

    Bons estudos!!!
    Fonte: http://www.administradores.com.br
  • Acho a questão um tanto ambígua, acredito que, de fato, os nossos valores individuais não devem influenciar as decisões no serviço, estas devem seguir os parâmetros da instituição, os valores pessoais nem sempre são os melhores, e aí? Mesmo assim devem influenciar? Por outro lado, é impossível que seus valores não interfiram em nada no seu trabalho, afinal, quem está lá é você e não da pra ser um pessoa totalmente diferente em cada lugar que se vai.  

  • Quando dizem que essa questão esta errada, então estamos dizendo que os nossos  valores individuais influenciam na Administração publica, ferindo o principio que a norteia ,o Princ. da Impessoalidade, deveria ser anulada uma questão dessa.

  • Imaginem se os valores individuais do administrador forem pela corrupção, desonestidade, mentira, enganação????? Então os seus valores devem influenciar em sua decisão profissional???? Creio que NÃO, por isso acredito que o gabarito da questão deveria ser ERRADO! 

    Por outro lado, entendo que na prática, via de regra, as pessoas impingem aos seus atos os seus valores pessoais. Sob essa ótica a questão teria como gabarito CERTO! 

    Ajudem-me, se estiver equivocada. 

  • Eu também não vi erro!!! o pessoal falou...falou..mas sinceramente!!!!! Não entendi nada!!

  • Errado. O decreto 1171, que normaliza a conduta ética do servidor público, aponta a necessidade dos servidores avaliarem a oportunidade e a conveniência dos atos por eles praticados. Bastava-nos-nos lembrar do Poder Discricionário para solucionarmos esta questão. Mais do que fazer simplesmente o que as diretrizes organizacionais ou legais indicam, o intrépido servidor deverá, ainda, atribuir o seu juízo de valor às suas ações e buscar sempre a finalidade pública.

    Comentário:
     Vejamos alguns trechos extraídos do manual de ética pública (D1171):
     "o servidor[...] não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto"
     "A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum"
     

    Fonte: https://www.facebook.com/admfederal/posts/379184772280394

  • No que concerne a ética nas organizações, julgue os itens que se seguem.

    As decisões de um indivíduo em uma empresa deverão ser tomadas com base nos parâmetros éticos organizacionais, de modo que seus valores individuais não as influenciem.

    Nada tem a ver com Administração Pública.

    Cespe e Filosofia... A Gente vê por aqui !!

    Uma questão dessas... Po%@$&¨#

  • Valores pessoais = Algo bom que existe em voce.
    Se alguem e norteado pelo mal = isso nao e valor pessoal.

    Eh assim que deve ser entendi a questao.

  • O erro está na palavra NÃO.

    As decisões de um indivíduo em uma empresa deverão ser tomadas com base nos parâmetros éticos organizacionais, de modo que seus valores individuais NÃO as influenciem.

  • Já vi a Cespe dando questão assim como CERTO.

     

    Incrível a variação subjetiva da BANCA!

  • As decisões de um indivíduo em uma empresa deverão ser tomadas com base nos parâmetros éticos organizacionais, (CERTO) de modo que seus valores individuais não as influenciem. (EU VEJO COMO CERTO)

    Se for entender como errado:

    Eu tenho como valor individual:

    - ir trabalhar bebado pois me sinto melhor; e

    - fazer uma festa na repartição com direito a stiptease, sexo e drogas para melhorar o espirito de corpo no trabalho. NESTE CASO VOU AGIR CORRETAMENTE ENTÃO?

  • deve haver avaliação de oportunidade e conveniência por parte do servidor.
  • A influência pessoal do servidor não pode ser considerada ruim em todos os casos. Se na sua infância ele aprendeu que roubar não é ético, óbvio que ele irá aplicar esse conceito no serviço público.

  • as influências tem dois lados (POSITIVO e NEGATIVO).

    QUESTÃO COMPLICADA PARA AS INFLUçENCIAS DA BANCA.

     

  • Através dos valores, que são princípios morais, o homem adquire o comportamento ético, que rege suas atitudes na sociedade em que vive. O comportamento ético conduz o homem a fazer o que considerar importante em sua vida.  FROMM (1968, p.30).

  • O professor do ponto comentou assim: Atenção, pessoal! Toda vez que a questão referir-se a valores individuais ela irá dizer respeito a valores condizentes com princípios éticos. Então se a questão diz que os valores individuais não devem influenciar os parâmetros éticos
    organizacionais a afirmativa está ERRADA! QUESTÃO.

     

    Continuo sem entender... É pra considerar então que os valores individuais devem influenciar? 

  • Questão estranha e com duplo sentido!

  • Se deixarmos os valores individuais, que são subjtivos e variam de cada um, influenciarem nosso comportamento na organização (e na sociedade, como um todo), poderíamos agir de maneira contrária ao que é considerado como uma comportamento ético (valores objetivos). O ser humano não é ético por natureza. Ele aprende a ser ético; a agir corretamente. Por isso, ainda que o sujeito queira cometer uma irregularidade, como existe uma norma de conduta ética, se ele a observar, não praticará a irregularidade. No entanto, se ele deixar de lado os valores éticos (objetivos) e agir de acordo com seus próprios valores morais (subjetivos), ele fará o que quiser (inclusive, cometerá a irregularidade).

  • Não concordo com o gabarito.

    O indivíduo não pode levar em consideração o seus valores indivíduais para a tomada de decisões na empresa, mas se basear -se nos valores éticos organizacionais pra o bem comum.

    Ou então não entendi a questão!!!! Alguém aí pode me ajudar????

  • A questão fala de condutas morais, de forma ampla e geral. Ou seja, uma vez que se pressupõe que a moral é um reflexo prático da ética e que devemos agir conforme a ética, é cabível que o funcionário aja de acordo com a sua conduta moral. Lembrando que não se falou sobre ser positva ou negativa ou imoral. 

  • Não compreendi o gabarito =[

  • Andy Amaral, os valores individuais influenciam sim nas decisões de um indivíduo que trabalha em uma organização; também acredito que suas decisões não devam ser tomada apenas de acordo com os parâmetro éticos da empresa, mas com os parâmetros éticos de uma forma geral, principalmente pelo Decreto 1.171 e o da própria profissão. Acho que por isso a questão está "errada".

  • acho relativo essa situação. Se sou o proprietario da empresa, poderei tomar decisões segundo meus valores éticos, porém se sou empregado, tenho só que cumprir as determinações da empresa, embora não concorde. 

  • os valores individuais são influentes sim. para prova lembrar isso, nao tente pensar na prática!

    primeiro passa na prova, depois voce pensa na prática

  • Valores individuais sempre influem, em maior ou menor escala, nos processos decisórios, sejam pautados em preceitos éticos ou não.

  • CONTRADITÓRIA

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: DEPEN

    Prova: Especialista - Todas as áreas - Conhecimentos Básicos

    No que se refere a ética e moral, julgue o  item  subsecutivo.

     

    As decisões tomadas por um servidor com base no código de ética profissional do servidor público devem ser pautadas na legalidade, moralidade, conveniência e oportunidade, ao passo que aspectos subjetivos da personalidade dos indivíduos, como honestidade e desonestidade e o bem e o mal, não são passíveis de apreciação.

    Gabarito Certo

    EM ASPECTOS SUBJETIVOS DA PERSONALIDADE DOS INDIVÍDUOS LEIA-SE OPINIÃO INDIVIDUAL

  • Não acho moral ser mãe solteira, demitirei todas as mães solteiras da empresa. Não entendi esse gaba...
  • Gente, observem que é uma questão para MÉDICO do trabalho

     

    Segundo o Código de ética médica, um dos princípios fundamentais é :

    VII - O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente.

     

    Além disso , é direito do Médico:

     IX - Recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência

     

    Portanto , no contexto da ética médica , ESSE profissional da saúde deve levar em conta os seus valores individuais (ditames da sua consciência) , o que torna o item errado

     

    É sempre importante analisar o contexto das afirmativas.

  • Acho que a banca foi infeliz ao dizer "valores individuais" ao invés de "valores éticoprofissionais".
    Nem todo valor individual poderia influenciar em seu comportamento dentro da organização, porém, os valores éticoprofissionais devem ser sempre considerados.

  • No meu entender a questão quiz dizer que o individuo não pode levar em consideração seus valores pessoais mas sim nos parâmetros éticos organizacionais. Ao meu ver é CERTO!

  • Toda vez que a questão referir-se a valores individuais ela irá dizer respeito a valores condizentes com princípios éticos. Então se a questão diz que os valores individuais não devem influenciar os parâmetros éticos organizacionais a afirmativa está ERRADA!

  • Agradeço os melhores COMENTÁRIOS, que são:

     

    - do CELSO FILHO:

     

    "A ética organizacional adota uma certa discricionariedade para algumas decisões dos indivíduos da organização. Dessa forma, os valores individuais as influenciam. Entretanto, devem estar pautadas conforme os parâmetros éticos organizacionais.

    Bons estudos!!! 
    Fonte: http://www.administradores.com.br"

     

    - da LOURI FRANÇA:

     

    "A adoção de princípios éticos e comportamentais reflete o tipo de organização da qual fazemos parte e o tipo de pessoa que somos. 

    Os valores individuais são importantes também, afinal é com base neles que refletimos e os compatibilizamos com os valores expressos nos Princípios Éticos.

     

    Outra questão CESPE:

    Os princípios da moral funcional são os únicos relevantes para o exercício de cargo ou função pública, haja vista que os valores individuais e sociais podem ser incompatíveis com conceitos inseridos no Código de Ética dos Servidores. ERRADO"

     

    BONS ESTUDOS, GUERREIROS!!!

  • "de modo que seus valores individuais não as influenciem."

    Os valores são características morais e todas as pessoas possuem.

    A aplicação dos valores pode ou não ser ética e depende muito do caráter ou da personalidade da pessoa que os adota...Os princípios norteiam o começo da ação, os valores em determinado momento podem auxiliar na tomada de decisão e a virtude é essencial para todos, de modo estável e permanente.

    Anotações das aulas da Professora Kátia Lima, Gran Cursos Online.

  • Questão mal elaborada, e diria, de gabarito incorreto. Faltou alguma coisa: "para o bem comum", "visando o interesse público".

  • Já vi centenas de questões da cespe no mesmo estilo e é isso ai msm pessoal. Mtas pessoas justificando de forma errada ou tentando questionar o seu erro, através de justificativas sem fundamento.

     

    VEM NIMIM, QUE É O CERTO:

     

     

    - Somos seres humanos (e não rôbos), por isso que as decições éticas são sim influenciadas pelas decições pessoais. Vejamos: Se não fosse assim, não era preciso existir servidor público para atender ao público, bastando existir máquinas desprovidas de valores, para tal. Vou mais além em dizer que se a decisão administrativa não se levar em consideração a opinião pessoal de quem decide, tal ordem será antiética (já vi questão afirmando isso).

     

    Pesquisem sobre isso nas questões cespe e verão que isso já foi cobrado em diversos cargos e anos distintos. Se atentem nos comentários errôneos abaixo.

  • Gabarito: errado

    Fonte: minhas anotações de outras questões CESPE.

    --

    Segundo o próprio CESPE, "adota conduta ética, no exercício de seu cargo, o servidor que preserva seus valores bem como os da orgainzação onde atua".

    Quanto mais questões resolver, mais chances de acertar você terá. Ah! anotar os erros, acertos e dúvidas também é importante.

  • Insana

  • Pra mim essa questão está errada, pois ao dizer que isso é errado, é dizer que os valores individuais DEVE influenciar a ética no âmbito da repartição. Isso deve ser o contrário, a Ética é que deve gerir, influenciar e direcionar os valores individuais de cada um.

  • Os valores individuais, de uma forma ou de outra, são os que primeiro influenciam nos parâmetros éticos de determinado indivíduo. A própria ética organizacional, ciente desse fator, prevê um certo grau de discricionariedade no campo das decisões individuais.

    Gabarito Errado

  • Olha o tombo...

  • a dica é AINDA que seus valores influenciem

  • Segunda vez que erro esse lixo, questão insana

  • o cespe deve ser de algum ministro do STF.

  • Não entendi! Pois, o servidor público NÃO pode basear suas decisões em aspectos SUBJETIVOS. Corrijam-me, caso esteja equivocado!
  • Errei , mas vamos la:

    As decisões de um indivíduo em uma empresa deverão ser tomadas com base nos parâmetros éticos organizacionais, de modo que seus valores individuais "não" as influenciem.

    Obs : Basta retirar a palavra não que a torna como correta, pois os valores coletivos sempre prevalecem sobre as individuais !!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Imaginem um caso de discricionariedade. A autoridade vai precisar acabar levando em conta um pouco dos seus valores pessoais para tomar a decisão mais eticamente adequada possível.

  • MEU DEUS, to ficando louca com essas questões da CESPE. ERRO TUDO

  • Acredito que o erro está em apontar apenas a ética como parâmetro, porém dentro de uma sociedade e/ou organização também é necessário a moral, que nesse caso, trataria dos valores individuais(também).

    Caso meu pensamento esteja errado, por favor comentem!

  • Igual pablo vittar agr "nocauteado". tendi foi nada '-'

  • A palavra "empresa" está em sentido amplo, assim, abarca as empresas privadas. Se formos analisar pelo âmbito das empresas privadas, aí vira quase uma anarquia, com ou sem parâmetros éticos organizacionais.

  • Como faço para solicitar para um professor esclarecer essa questão aqui no Qconcurso?

  • Pessoal imaginem uma pessoa que trabalha em uma empresa (com parâmetros éticos) e que trata os clientes super bem(ética, urbanidade), agora imaginem esse mesma pessoa quando sai da empresa chuta um mendigo, chamando-o de: lixo humano. logo, seus valores individuais...

  • Quebra do principio de impessoalidade quando os valores individuais influenciam

  • Pensando que tudo é subjetivo, inclusive, a questão... só poderia ser correta! Cespe cespando

  • socorro!!

  • eu resolvi essa questão assim: como vou entrar p trabalhar numa empresa deixando meu valor moral do lado de fora ? simplesmente ninguém consegue. Uma hora ou outra, nosso valor influi em todo o ambiente em que estivermos inseridos. Seja para o certo ou para o errado

  • Um monte de explicação, porém não entendi nada! kd os Professores do qconcursos?

  • Uma coisa é você levar seus princípios com você, que são, logicamente, indissociáveis. OUTRA é deixar que eles norteiem suas ações no trabalho, sendo que um dos princípios da adm pública é a IMPESSOALIDADE....