SóProvas


ID
1114396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

No que concerne a ética nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Ao adotarem parâmetros éticos para nortearem suas ações, as empresas lidam, necessariamente, com perdas em sua produtividade.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva errada.

    Adotar parâmetros éticos é um dever do servidor público para, de acordo com com alínea b, inciso XIV, seção II, exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário.

    Portanto, não trará perda de produtividade como a  questão afirma.

    Bons estudos!

  • Embora possa ser interpretada equivocadamente à primeira vista, espiritualidade no trabalho não tem relação direta com religião. Segundo Catanante (2002), a espiritualidade no trabalho está relacionada ao propósito e à vida, à clareza da missão e benefícios agregados ao trabalho e à percepção da diferença que uma pessoa faz no mundo pessoal, profissional e na comunidade onde vive.

      O conceito inicialmente está relacionado à responsabilidade social e às premissas da empresa-cidadã, uma vez que determinadas empresas buscam e valorizam a responsabilidade social. 

      Em segundo plano, o desenvolvimento da espiritualidade nas organizações permite o desenvolvimento de elemento de coesão grupal, facilitando o trabalho em equipe.

      Dentro das instituições, a espiritualidade não deve ser tratada como um projeto ou um evento simples de treinamento, mas, sim, como um valor, uma crença que precisa ser compreendida e disseminada por toda organização


    Fonte: Andreia Ribas e Cassiano Salim

  • Poderão lidar!

    Não, LIDAM...

  • GABARITO: ERRADA

     

    A palavra necessariamente tornou errada a questão. Podem ocorrer perdas, porém isso não é uma regra.

     

    BOA SORTE PRA NÓS...

  • Necessariamente? Taxativamente? Errado. Depende do caso concreto. Inclusive, dependendo do contexto, há ganhos expressivos!

     

    GABARITO: ERRADO

  • Às vezes sim, mas não necessariamente.

  • Ao adotarem parâmetros éticos para nortearem suas ações, as empresas lidam, necessariamente, com perdas em sua produtividade.

    Errado, quem nunca ouviu falar um funcionário mal carater (sem ética) que bate todas a metas (que é o mais produtivo de uma empresa).

    Nem sempre produtividade está relacionado com ética. 

  • gabarito errado pelo contrário. 

    uma empresa que adota um comportamento ético. irá ganhar a confiança dos clientes e consequentemente irá adquirir mais e mais clientes. 

  • ERRADA!

    -> A ética empresarial fortalece uma empresa;

  • Ao adotarem parâmetros éticos para nortearem suas ações, as empresas lidam, necessariamente, com ganhos em sua produtividade.

  • Não necessariamente. Pode ocorrer, de fato, que a adoção de determinados parâmetros éticos sejam acompanhados por perdas financeiras ou de produtividade. Digamos que determinado banco pare de “embutir” e/ou “empurrar” determinados serviços financeiros não solicitados pelos seus clientes. Se a venda desses produtos passa a ser feito apenas após a concordância desses, muitíssimo provavelmente os resultados financeiros, para este banco hipotético, serão menores.

    Por outro lado, a adoção de práticas éticas e transparentes pode ser um fator de atratividade de clientes, que podem optar em colocar os seus recursos onde a gestão é feita com maior ética e transparência. Ou seja, NÃO necessariamente a adoção de parâmetros éticos pode acarretar em perdas de produtividade.

    Gabarito Errado

  • Pode acontecer? Pode! vide família Corleone. Dom Vitto se recusou a entrar no negócio de drogas e várias consequências negativas foram alçadas à sua família.

    PERTENCELEMOS!

  • O erro foi provocado pelo "necessariamente", pois a atuação ética não pressupõe vantagem ou desvantagem produtiva para a empresa. Só no caso concreto podemos afirmar se a ética será boa, ruim ou indiferente para a empresa.

  • OXE QUE QUESTÃO FRACA, É UMA DESSA QUE NINGUÉM ZERA!

    #PRF