SóProvas


ID
1115065
Banca
IESES
Órgão
TJ-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Nulidade é a sanção cominada pelo ordenamento jurídico ao ato praticado em desrespeito às formalidades legais. No que diz respeito à matéria das nulidades é correto afirmar:

I. Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretação desta pode ser requerida pela parte que Ihe deu causa.

II. A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de preclusão.

III. É nulo o processo, quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir.

IV. Se o processo tiver corrido, sem conhecimento do Ministério Público, o juiz o anulará a partir do momento da sua distribuição.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • I) Errada: 

    Fundamento: artigo 243, CPC: Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que Ihe deu causa.

    II) Certa

    Fundamento: artigo 245, CPC. A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de preclusão.


    III) Certa

    Fundamento: artigo 84, CPC. Quando a lei considerar obrigatória a intervenção do Ministério Público, a parte promover-lhe-á a intimação sob pena de nulidade do processo.

    IV) Errada

    Fundamento: artigo 84, CPC. Quando a lei considerar obrigatória a intervenção do Ministério Público, a parte promover-lhe-á a intimação sob pena de nulidade do processo.


  • I incorreta, CPC: Art. 243. Quando a lei prescrever
    determinada forma, sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que Ihe deu causa.


    IV incorreta, CPC: art. 246 Parágrafo único. Se o processo tiver corrido, sem
    conhecimento do Ministério Público, o juiz o anulará a partir do momento em que
    o órgão devia ter sido intimado.

     

  • II seria no caso de nulidade relativa, só.

    Como falou só "nulidade" achei que era nulidade absoluta e considerei falsa. :/

  • I. Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretação desta NÃO pode ser requerida pela parte que Ihe deu causa. 

    IV. Se o processo tiver corrido, sem conhecimento do Ministério Público, o juiz o anulará a partir do momento em que o órgão devia ter sido intimado.

  • Sobre o item III

    É de bom tom lembrar que se o interesse de incapaz - por exemplo - for devidamente tutelado não há o que falar em nulidade ante a ausência de acompanhamento pelo órgão ministerial. Cf. REsp 818.978.

    Gab.: letra A