SóProvas


ID
1115215
Banca
IESES
Órgão
TJ-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sobre a Renúncia do Papa Bento XVI, ocorrida no ano de 2013, podemos afirmar:

I. A renúncia ocorreu no meio de uma reunião de cardeais, com alegações pessoais por parte do renunciante.

II. A renúncia do Papa Bento XVI foi fundamental para o início da solução da crise na União Europeia; tanto que após a renúncia o mesmo passou a viver na Ásia.

III. O Papa Bento XVI foi o primeiro pontífice em 600 anos a abrir mão do trono de São Pedro.

IV. Dentre os motivos da renúncia estão vazamentos, intrigas e até uma crise econômica na Santa Sé.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Apenas lembrando que o Papa Emérito Bento XVI continua morando no Vaticano. Com esta informação, conseguimos resolver a questão. 

  • Resolvi essa questão por eliminação.O item II não faz o menor sentido, sabendo disso, a;b; e c estão eliminadas,portanto resposta é a letra d.

  • Que diabos ele iria fazer na Ásia?

  • caramba li a alternativa de form errada 


  • A alternativa correta é a letra (D), uma vez que somente a assertiva II é falsa. A renúncia do papa Bento XVI ocorreu em fevereiro de 2013. O pontífice alegou fragilidade em razão de sua idade avançada, mas a Igreja Católica estava envolvida em uma série de escândalos que, provavelmente, foram determinantes para a renúncia, como crimes de pedofilia cometidos por padres mundo afora, homossexualidade de sacerdotes, corrupção no Banco do Vaticano, dentre outros problemas. A assertiva II está incorreta porque a renúncia do papa não se relaciona em nada com a crise europeia, que tem fundo primordialmente econômico. Além disso, Bento XVI não se mudou para a Ásia – ele continua morando na Europa.