SóProvas


ID
1115344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a padrões de projeto e GRASP, julgue os próximos itens.

Caso haja necessidade de fornecer aos usuários de um sistema diversas maneiras de realizar uma mesma tarefa, como, por exemplo, a partir de menu, barra de ferramentas ou menu pop-up, o padrão chain of responsibility será mais apropriado para esse fim que o padrão command.

Alternativas
Comentários
  • Não não... o command é justamente para isso.


    Acho ele muito parecido com o Strategy inclusive


    http://en.wikipedia.org/wiki/Command_pattern

  • "Menus can be implemented easily with Command objects. Each choice in a Menu is an instance of a Menu ltem class. An Application class creates these menus and their menu items along with the rest of the user interface. The Application class also keeps track of Document objects that a user has opened."

    Fonte: Page, 234, BEHAVIORAL PATTERNS CHAPTER 5 , Design Patterns, Elements of Reusable Object-Oriented Software, 1995 by Addison-Wesley

  • Considerem a hipótese de um interruptor que ligue ou desligue uma lâmpada. Esse interruptor encapsula uma requisição, de tal modo que se possa utilizá-lo para diferentes dispositivos. Em outras palavras, se eu retirar um interruptor de uma lâmpada, conectar adequadamente aos fios de um computador, é possível ligar/desligar o computador com o mesmo interruptor.

    Commad encapsula as requisições de um objeto permitindo que se parametrize os clientes com diferentes requisições.