-
CERTA
JUSTIFICATIVA - O sistema rotativo de inventário, enquadrado no princípio de garantir permanente relação biunívoca entre controle de estoque e estoque físico, utiliza os recursos de informática e pode ser classificado em três tipos: automático, programado e a pedido. (João José Viana. Administração de materiais: um enforque prático. São Paulo: Atlas, 2012, p.384).
http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_001_01.pdf
-
Inventário automático
Trata-se de solicitação em sistema para inventário item a item, mediante a ocorrência de qualquer dos seguintes eventos indicadores de possível divergência e/ou também que visem garantir a confiabilidade de estoque de materiais vitais:
a) Saldo zero no sistema de controle;
b) Requisição de material atendida parcialmente;
c) Requisição de material não atendida;
d) Material crítico recebido;
e) Transferência de localização.
Inventário programado
Trata-se de solicitação em sistema para inventário por amostragem de itens.
Inventário a pedido
Trata-se de inputs para solicitação em sistema para inventário item a item por interesse dos órgãos de administração de materiais e de controladoria, como:
a) Falhas de processamento;
b) Solicitações do almoxarife ou da gestão;
c) Solicitações da auditoria;
d) Outros motivos.
Fonte: João José Viana - Administração de Materiais um enfoque prático - 2006 - página 384 e 385.
-
Questão CERTA.
Apenas complementando os colegas, observem:
• Q380892 (CESPE - 2014 - ICMBIO - Analista Administrativo) Devido à dificuldade de se realizarem o inventário anual ou as verificações diárias, utiliza-se o inventário rotativo, que, apoiado por recursos de informática, é classificado em inventário automático, programado e a pedido. Gabarito: Certo
-
No inventário rotatvo, estamos permanentemente contando os itens. O método consiste no levantamento rotatvo, contnuo e seletvo dos materiais existentes em estoque ou daqueles permanentes distribuídos para uso. Sua vantagem é que não implica a necessidade de paralisação das atvidades da organização, elaborando-se um cronograma de trabalho (de acordo com os interesses da empresa) que abranja todos os itens dentro de um período fscal.
No inventário periódico (ou geral/anual), efetua-se a contagem de todos os itens em determinados períodos. Quando essa rotna é realizada no encerramento do exercício fscal (o que é comum), o inventário é também chamado de geral.
As informações coletadas no inventário fsico são compiladas no inventário analítco, fgurando a perfeita caracterização do material, por meio de dados como descrição padronizada, número de registro patrimonial, valor, estado, local de uso etc.
Enap Didátcos
-
INVENTÁRIO ROTATIVO – realizado periodicamente a cada mês e não exige a paralisação da área inventariada.
Inventário automático: solicitação em sistema de um inventário item a item, feito quando há divergências (saldo zero, material crítico não recebido, requisição não atendida, transferência de localização etc.);
Inventário programado: trata-se da solicitação em sistema de um inventário por amostragem de itens, em períodos estabelecidos;
Inventário a pedido: trata-se de um input para solicitação em sistema de um inventário item a item, por interesse dos órgãos de administração de materiais e de controladoria, por motivos como: falhas de processamento; solicitações de almoxarife ou da gestão; solicitações de auditoria.
#PERSISTA