Ativo circulante, em contabilidade, é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo.
Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas, mercadorias, matérias-primas e títulos.
No Ativo Não Circulante são incluídos todos os bens de natureza duradoura destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.
OBS.: As contas que aparecem em um Balanço Patrimonial apurado dia 31/12/12, nogrupo Ativo Não Circulante, poderão ser transformadas em dinheiro somente após o dia 31/12/13, pois encontram-se no longo prazo.
Intangível
São Intangíveis os bens que não podem ser tocados ou vistos, já que são incorpóreos (não tem corpo). Eles possuem valor econômico mas carecem de substância física (material), tendo o valor patrimonial nosdireitos de propriedade imaterial que são conferidos a seus possuidores.
Importante destacar o que consta na alternativa "a". O software, se estiver sozinho, ou seja, sem estar integrado ao hardware, deve ser considerado como ativo intangível, porém, se estiver integrado ao hardware, estará classificado no imobilizado. Explico: software seria os programas de computador, a parte que "não se vê"/não é tangível, enquanto que o hardware é a parte material de um computador, logo, tem substância física, devendo ser classificada no imobilizado. Assim, quando o software é integrado ao hardware passa a fazer parte, essencialmente, deste último, possuindo valor físico.