Uma saída externa(SE) é um processo elementar que envia dados ou informações de controle para fora da fronteira da aplicação. Seu objetivo é exibir informações recuperadas através de processamento lógico , isto é , processamento que envolva cálculos ou criação de dados derivados e não apenas uma simples recuperação de dados. Uma Saída Externa pode manter um ALI ou alterar o comportamento do sistema. Representam assim atividades do sistema que transformam dados dos ALI e geram resultados que são exibidos ao usuário.(VAZQUEZ,2005)
O processamento lógico é definido como o conjunto de críticas, cálculos, algoritmos e referência/acesso a arquivos requisitados pelo usuário que visa completar um processo elementar. (IFPUG,1999)
O processo elementar é a menor conjunto de atividades significativa para o usuário final em termos de função de negócio.
Dados derivados são dados que exigem um processamento diferente de um acesso, recuperação ou edição de dados de um ALI e/ou AIE.
A identificação de uma saída externa pode ser feita pela identificação de todos os processos e informações de controle que enviam dados para fora da fronteira da aplicação. Satisfeita esta condição pode-se considerar uma saída externa (IFPUG , 1999) :
Dados transferidos para outra aplicação : dados de um ALI que são formatados (arrumados em uma ordem única) e processados para uso por uma aplicação externa.
- Relatórios : Cada relatório produzido pela aplicação pode ser considerado uma SE. Para relatórios de formato idênticos mas que necessitam de lógicas de processamento ou cálculos distintos devem ser considerados duas saídas externas.
- Relatórios on-line : Saída de dados on-line que não seja a parte de saída de uma consulta Externa.
- Formatos Gráficos : Contados da mesma forma como saída em formato texto, isto é , cada formato gráfico diferente é contado como uma saída externa.
Fonte: http://www.macoratti.net/apf_pcta.htm