SóProvas


ID
1117594
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação ao Custeio por Atividades (Activity-Based Costing), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A – ERRADA – A atribuição de custos às atividades deve ser feita de forma mais criteriosa possível, de acordo com a seguinte ordem de prioridade:

    1)  Alocação Direta

    2)  Rastreamento

    3)  Rateio


    A Alocação direta se faz quando existe uma identificação clara, direta e objetiva de certos itens de custos com certas atividades. Pode ocorrer com salários, depreciação, viagens, etc.

    O Rastreamento é uma alocação com base na identificação da relação de causa e efeito entre a ocorrência da atividade e a geração dos custos.

    O Rateio é realizado apenas quando não há possibilidade de utilizar nem a alocação direta nem o rastreamento, porém deve-se ter em mente que , para fins gerenciais, rateios arbitrários não devem ser feitos.


    Alternativa B – ERRADA – Conforme alternativa c, abaixo comentada.


    Alternativa C – CORRETA - A rigor, há que se distinguir dois tipos de direcionador: os de primeiro estágio, também chamados de direcionadores de custos de recursos, e os de segundo estágio, chamados direcionadores de custos de atividades.

    O primeiro identifica a maneira como as atividades consomem recursos e serve para custear as atividades, ou seja, demonstra a relação entre os recursos gastos e as atividades.

    O segundo identifica a maneira como os produtos consomem atividades e serve para custear produtos (ou outros custeamentos), ou seja, indica a relação entre as atividades e os produtos.


    Alternativa D – ERRADA. Estes são os Direcionadores de custos de atividades, conforme comentado acima.


    Alternativa E – ERRADA.  Dependendo do grau de precisão que se deseje, as atividades podem ser divididas em tarefas e estas em operações.



    Fonte: Contabilidade de Custos, Eliseu Martins. Ed. Atlas, 9ªed, p. 96.