SóProvas


ID
1117903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Controle Externo

Considerando as disposições da Lei n.º 8.429/1992 — Lei da Improbidade Administrativa — e suas alterações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão foi anulada porque possui duas afirmativas corretas (letras D e E).

  • Justificativa de anulação pelo CESPE: "Há mais de uma opção correta, além da apontada como gabarito da questão, a opção que afirma que "causados por ações concretas do agente público, os atos de improbidade são passíveis de prescrição" também está correta. Por esse motivo opta-se pela anulação. 

  • Mesmo anulada, justificativa da D correta:

    Lei 8.429

    Art. 15. A comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.

     

    Justificativa da E correta:

    CAPÍTULO VII
    Da Prescrição

    Art. 23. As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nesta lei podem ser propostas:

    I - até cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança; (NÃO É DA PRÁTICA DO ATO)

    II - dentro do prazo prescricional previsto em lei específica para faltas disciplinares puníveis com demissão a bem do serviço público, nos casos de exercício de cargo efetivo ou emprego.

    III - até cinco anos da data da apresentação à administração pública da prestação de contas final pelas entidades referidas no parágrafo único do art. 1o desta Lei.  (INCISO DE 2014, atenção).