SóProvas


ID
1118908
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na catalogação, a “regra dos três” é o princípio que determina que

Alternativas
Comentários
  • Regra 21. 7B I. Faça a entrada de uma obra que pertença a uma das categorias mencionadas em 21. 7 A por seu título, se tiver um título coletivo. Faça entradas secundárias sob os cabeçalhos estabelecidos para os compiladores/coordenadores, se não houver mais de três e se estiverem citados com destaque no item que está sendo catalogado. Se figurarem mais de três compiladores/coordenadores com destaque, faça entrada secundária sob o cabeçalho estabelecido para o principal compilador/coordenador e/ou para aquele mencionado em primeiro lugar."

    Detalhe: Essa regra só serve para:

    "21.7A1 - a) coletâneas de obras independentes por pessoas ou entidades distintas
    b) coletâneas que consistem em extratos de obras independentes por pessoas ou entidades distintas
    c) obras que consistem, em parte, de obras independentes e, em parte, de contribuições por diferentes pessoas ou entidades."

    Para outras obras (responsabilidade compartilhada que não sejam coletâneas, por ex., são outras regras...)

  • "Os co-autores são registrados se forem até três ('regra dos três'), na forma como aparecem na página de rosto e, não havendo nenhuma palavra de ligação entre eles, separados por vírgula e espaço. Havendo quatro ou mais co-autores, registra-se o primeiro citado, seguido de espaço, reticências, espaço e a expressão latina abreviada et al. entre colchetes." (MEY, 1995, p. 46)

    MEY, Eliane. Introdução à catalogação. Brasília: Briquet de Lemos, 1995.

  • "Coautores. Os responsáveis intelectuais pelo conteúdo de uma obra, produzida em conjunto por mais de um autor. Os coautores são registrados se forem até três ('regra dos três', mas há perspectivas de mudança para esta regra), na forma como aparecem na fonte principal de informação e, não havendo nenhuma palavra de ligação entre eles, separados por vírgula e espaço. Havendo quatro ou mais coautores, registra-se o primeiro citado, seguido de espaço, reticências, espaço e da expressão latina et al. entre colchetes ( ... [et al.])." (MEY; SILVEIRA, 2009, p. 112)

    MEY, Elaine; SILVEIRA, Naira. Catalogação no plural. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.