SóProvas


ID
1118980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação à aplicação do sensoriamento remoto no planejamento e monitoramento de recursos naturais e atividades antrópicas, julgue o próximo item.


Normalmente, as imagens de áreas de várzeas ao longo de rios detectadas por satélites apresentam o padrão tonal mais escuro que o de áreas de terra firme.

Alternativas
Comentários
  • Tons Claros→ Alta refletividade (albedo alto).

    Tons Escuros→ Baixa refletividade (albedo baixo).

  • Áreas de várzea são áreas de inundação "pequenas lagoas formadas" as margens dos rios, logo a água por possuir alta refletividade como citado pelo colega, incorreria em uma imagem de satélite, em tons mais claros que a região de solo nu

  • Na verdade a água no estado líquido apresenta baixa reflectância, possuindo tonalidade mais escura.

     

    O fato das várzeas apresentarem alta reflectância, ao que tudo indica, está relacionada com o período de inundação e a queda das folhas de sua vegetação. No ínicio da inundação, a junção de água + sedimentos em suspenção aumentam o indice de reflectância, assim como a queda das folhas ( no fim da inundação), que deixariam galhos expostos. Por esse motivo as imagens de satélite apresentariam tons mais claros. 

    Fonte - http://www.dsr.inpe.br/sbsr2015/files/p1081.pdf

  • areas de varzea tem alta turbidez. os solidos em suspensão refletem mais, por isso gera uma tonalidade mais clara!

  • Para a certeza do tom não deveria informar se sensor é um radar ou um sistema óptico?

    Pois haveria diferenças entre eles.

    Apesar disso, se considerarmos sensores do tipo radar, a resposta estaria incorreta, pois solos úmidos apresentam tons claros nas imagens.