-
Desenvolvimento sustentável é a forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente de maneira que não prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento no futuro.
O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, poluição, extinção de espécies da fauna e flora entre tantos outros. A partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento sem que o ambiente seja degradado. Dessa forma, o desenvolvimento sustentável atua por meio de alguns aspectos:
Atender às necessidades fisiológicas da população;
Preservar o meio ambiente para as próximas gerações;
Conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto;
Preservar os recursos naturais;
Criar um sistema social eficiente que não permite o mau envolvimento dos recursos naturais;
Criar programas de conhecimento e conscientização da real situação e de formas para melhorar o meio ambiente.
O desenvolvimento sustentável não deve ser visto como uma revolução, ou seja, uma medida brusca que exige rápida adaptação e sim uma medida evolutiva que progride de forma mais lenta a fim de integrar o progresso ao meio ambiente para que se consiga em parceria desenvolver sem degradar.
Existem três colunas imprescindíveis para a aplicação do desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico,desenvolvimento social e proteção ambiental. Esses devem ser dependentes um do outro para que caminhem lado a lado de forma homogênea.
Gabarito: B.
-
O conceito de desenvolvimento sustentável não engloba somente a ideia
de enfrentamento dos problemas ambientais. Pensando no conceito dado pela
própria assertiva – satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a
capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades – o
aspecto ambiental é central, mas não é o único. A satisfação de necessidades
faz referência às pessoas que habitam o planeta, de modo que o conceito de desenvolvimento
sustentável inclui, invariavelmente, o aspecto social. Uma porcentagem pequena
da população mundial tem acesso a muito mais recursos e produtos que
necessitam, enquanto a maior parte da população do planeta passa por privações
graves, o que gera efeitos adversos diretos no meio ambiente. Além do aspecto
social, o conceito também engloba o aspecto econômico, que tem ligação direta
com a situação ambiental catastrófica em que o planeta se encontra atualmente.
Dessa forma, não se deve pensar somente em meio ambiente quando se fala de
desenvolvimento sustentável, pois os aspectos social e econômico também estão
intrinsecamente ligados à questão da sustentabilidade.
A alternativa incorreta é a letra (B).
-
A alternativa A também apresenta uma afirmação incorreta pois o conceito de Desenvolvimento Sustentável foi usado pela primeira vez em 1987 no relatório Brundtland. Pelo que está escrito na alternativa dá a entender que foi em 1992 na CNUMAD.
-
A alternativa A afirma que o "A Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento (Eco-92) propôs a superação da ideia de que crescimento econômico é o mesmo que desenvolvimento." Essa afirmação é errada porque não foi na ECO 92 que propôs a superação desse aspecto e sim na Conferência de Estocolmo.
-
a) Correta. Crescimento econômico é um conceito referente ao crescimento da atividade econômica, à expansão do Produto Interno Bruto (PIB). Isso é diferente de desenvolvimento, que pode ser humano, social, econômico, ambiental, entre outros. Muitos autores discorrem que o desenvolvimento
sustentável contempla até mais de três dimensões interdependentes, seriam cinco: econômica, social, ambiental, cultural e política ou democrática.
b) Incorreta. O mais conhecido conceito de desenvolvimento sustentável é aquele apresentado no Relatório Brundtland – Nosso Futuro Comum. Conforme o documento, desenvolvimento sustentável é “aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades". Veja que o conceito é um tanto genérico, amplo e não restringe o desenvolvimento sustentável ao o enfrentamento dos problemas ambientais.
c) Correta. A Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) é um programa de gestão socioambiental criado pelo Ministério do Meio Ambiente. O programa tem sido implementado por diversos órgãos e instituições públicas das três esferas de governo e no âmbito dos três poderes e pode ser usado como modelo de gestão socioambiental por outros segmentos da sociedade.
d) Correta. A Eco-92 e as conferências internacionais que a sucederam tiveram importante papel na edição de leis brasileiras, voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável, a exemplo da Lei n. 12.187/2009, que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima, e da Lei n. 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
e) Correta. As conferências da ONU são os principais momentos de debate e tomada de decisões sobre o futuro do planeta. Elas têm um importante papel de questionamento e mobilização dos povos em relação ao tipo de desenvolvimento que se deseja e às responsabilidades individuais e coletivas pelo legado que deixaremos às gerações futuras.
Prof. Leandro Signori
-
Pra mim, a alternativa A tb está errada. O conceito de desenvolvimento sustentável foi definido no Relatório de Bundtland em 1987, entitulado como "Nosso futuro Comum", e não na ECO 92.