SóProvas


ID
1122031
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Existem maneiras de controlar a sincronização de execução de processos, como por exemplo, quando um recurso único do sistema operacional necessita ser acessado por vários processos. Uma maneira clássica se dá pelo uso de semáforos, ou quando não é necessário efetuar contagem, uma versão simplificada, chamada de

Alternativas
Comentários
  • Exclusão mútua (também conhecida pelo acrônimo mutex para mutual exclusion, o termo em inglês) é uma técnica usada em programação concorrente para evitar que dois processos ou threads tenham acesso simultaneamente a um recurso compartilhado, acesso esse denominado por seção crítica.

    Um meio simples para exclusão mútua é a utilização de um semáforo binário, isto é, que só pode assumir dois valores distintos, 0 e 1. O travamento por semáforo deve ser feito antes de utilizar o recurso, e após o uso o recurso deve ser liberado. Enquanto o recurso estiver em uso, qualquer outro processo que o utilize deve esperar a liberação.

    Porém, essa técnica pode causar vários efeitos colaterais, como deadlocks, em que dois processos obtêm o mesmo semáforo e ficam esperando indefinidamente um outro processo liberar o semáforo; e inanição, que é quando o processo nunca dispõe de recursos suficientes para executar plenamente.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Exclus%C3%A3o_m%C3%BAtua

  • Locks mutex

    - São considerados ferramentas de sincronização.

    - É uma variável compartilhada que pode estar nos estados: destravado ou travado

    - É usado para proteger regiões críticas e, assim, evitar condições de corrida.

    - Libera o lock quando sai da seção crítica. 

    Alternativa: A