SóProvas


ID
1122067
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as afirmativas sobre métodos de implementação de linguagens de programação:

I. No processo de interpretação, a instrução é traduzida e executada no momento da execução do programa. Uma vantagem é que apenas partes do programa podem ser executados, mas há desvantagens: o processo é mais lento em relação ao processo de compilação e pode haver maior consumo de memória.

II. O processo híbrido combina a execução eficiente e a portabilidade de programas. A base é a existência de um código intermediário, mais fácil de ser interpretado e não específico de uma plataforma computacional. O método é dividido em duas etapas: compilação para um código intermediário e interpretação desse código. Um exemplo é o Java e a JVM.

III. O processo de compilação efetua a tradução integral do código fonte para o código de máquina. A execução é mais rápida porque não é necessário fazer nenhuma tradução intermediária. Para que o programa seja executado é necessário apenas o código executável. A vantagem é a total portabilidade do código executável, que pode ser executado em qualquer sistema operacional.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Segundo a banca a assertiva I está CORRETA.

    Crítica para contribuição dos colegas:

    "I. No processo de interpretação, a instrução é traduzida e executada no momento da execução do programa". Ok, correto.

    "Uma vantagem é que apenas partes do programa podem ser executados", ok, correto.

    "mas há desvantagens: o processo é mais lento em relação ao processo de compilação e pode haver maior consumo de memória". Incorreto! O PROCESSO de interpretação NÃO é mais lento em relação ao PROCESSO de compilação. A EXECUÇÃO de um programa por meio de interpretação é que é mais lenta se comparada com a EXECUÇÃO de um programa compilado.

    Assim, o final dessa assertiva, poderia ser reescrito da seguinte forma:

    mas há desvantagens: o processo de interpretação é mais lento em relação a execução de um código idêntico compilado e pode haver maior consumo de memória

    Para contribuições...

  • Creio que a assertiva I esteja correta:


    O interpretador ao contrário do compilador roda o código-fonte escrito como sendo o código objeto, ele traduz o programa linha a linha, o programa vai sendo utilizado na medida em que vai sendo traduzido. Cada execução do programa precisa ser novamente traduzido e interpretado.


    O interpretador analisa sintaticamente e semanticamente o código, se estas duas etapas forem realizadas e executadas de forma correta o código está pronto para funcionar.



    Vantagens:


    - Correções e alterações são mais rápidas de serem realizadas;

    - Código não precisa ser compilado para ser executado;

    - Consomem menos memória.

    Desvantagens:


    - Execução é mais lenta do programa;

    - Necessita sempre ser lido o código original para ser executado;


    Creio que o processo de interpretação ser mais lento é por conta da obrigatoriedade de interpretar toda vez antes de executar o programa.



    Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/artigo/1527/diferencas_entre_compiladores_e_interpretadores