SóProvas


ID
1122115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção em que são apresentadas as principais indicações para o uso de medicamentos antipsicóticos.

Alternativas
Comentários
  • Os antipsicóticos ou neurolépticos são medicamentos inibidores das funções psicomotoras, as quais podem encontrar-se aumentadas em estados, por exemplo, de excitação e de agitação. Paralelamente eles atenuam também os sintomas neuro-psíquicos considerados psicóticos, tais como os delírios e as alucinações. São substâncias químicas sintéticas, capazes de atuar seletivamente nas células nervosas que regulam os processos psíquicos no ser humano.

    A esquizofrenia é um transtorno de evolução crônica. Costuma comprometer a vida do paciente, torná-lo frágil diante de situações estressantes e aumentar o risco de suicídio. Os medicamentos utilizados são os antipsicóticos.

    O transtorno bipolar é um quadro complexo caracterizado por episódios de depressão, mania ou hipomania e fases assintomáticas. O tratamento visa ao controle de episódios agudos e prevenção de novos episódios. O tratamento farmacológico iniciou-se com o lítio. O mais utilizado e bem conhecido é o carbonato de lítio. A fase maníaca da doença maníaco-depressiva pode ser tratada com antipsicóticos.

    A síndrome cerebral orgânica com psicose são todas aquelas  situações psicopatológicas que resultam de uma lesão cerebral mais ou menos concreta e que podem ser devidas a múltiplos fatores patológicos do tipo degenerativo, vascular ou outros. Os medicamentos utilizados nesse caso são os antipsicóticos

    No distúrbio obsessivo compulsivo (TOC) o tratamento medicamentoso se baseia no uso de antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina.

    Discinesia tardia são movimentos involuntários, como fazer caretas e trejeitos ou piscar seguidamente. Para o tratamento primeiro precisa buscar-se a causa, pois pode ser secundária a uso de algumas medicações por exemplo.

    O tratamento medicamentoso da ansiedade é feita com ansiolíticos ou, se associada à depressão, com antidepressivos também.

    Enurese é a micção involuntária. A narcolepsia é um distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva durante o dia e por frequentes ataques de sono, mesmo quando a pessoa dormiu bem à noite. Ambas não tem relação com o uso de antipsicóticos

    Resposta A

    Bibliografia

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.