SóProvas


ID
1122190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos processos de esterilização de produtos para a saúde, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esterilização de óleos e pós é feita em estufa ( calor seco)

  • Só para lembrar que: Art. 92 Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para saúde.

  • O óxido de etileno (EtO) é um gás utilizado desde a Segunda Guerra como alternativa de esterilização à baixa temperatura, notadamente no caso de produtos e artigos médico-hospitalares com componentes plásticos ou termossensíveis que não resistem a temperaturas superiores a 60°C ou a processos de radiação. O gás sofre uma elevação da temperatura até aproximadamente 54°C (entre 50 e 55°C), a eficiência da esterilização aumenta com o aumento da temperatura, diminuindo o tempo de exposição. Esse método tem a vantagem de poder ser utilizado em materiais termossensíveis. O processo de esterilização visa proteger a saúde o paciente e evitar que ele sofra contaminação em decorrência de equipamentos e materiais utilizados durante os procedimentos. A esterilização mata os micro-organismos inclusive as bactérias esporuladas. O tipo de esterilização a ser empregada depende do tipo de artigo e de contaminação dos mesmos. O calor úmido (vapor saturado sob pressão) atua desnaturando e coagulando as proteínas das células microbianas, mas com a vantagem de que a água presente neste caso contribui para a destruição das membranas e enzimas e induz à eliminação das ligações de hidrogênio, tornando assim o método eficaz e reduzindo o tempo de exposição dos materiais. O calor úmido apresenta como principal limitação o fato de não servir para esterilizar pós, líquidos e produtos que não resistem a temperaturas elevadas. O calor é considerado o agente físico mais prático para esterilização. Pode ser utilizado seco ou úmido e sua eficácia depende basicamente de dois fatores: o tempo e a temperatura a que o produto fica exposto durante o processo. Para o processo envolvendo calor seco podem ser utilizadas estufas (também conhecidas como forno de Pasteur) ou túneis de esterilização. Recomenda-se o calor seco para esterilizar vidros, metais, óleos e substâncias em pó. Porém não é uma solução para esterilizar líquidos nem materiais termossensíveis, como os que contêm componentes têxteis, plásticos ou de borracha. A radiação ionizante é uma das alternativas para casos que requerem esterilização “a frio", podendo ser empregada em sólidos e fluidos. Tecnicamente, duas fontes podem ser utilizadas no processo de radiação ionizante: raios gama de fontes seladas de Cobalto-60 ou feixe de elétrons de aceleradores industriais de média e alta energias. Resposta C. Bibliografia http://www.sbcc.com.br/revistas_pdf/ed53/10-17-esterizacao.pdf
  • óxido de etileno por meio físico-químico - é um gás incolor à temperatura ambiente, é altamente inflamável. Em sua forma líquida é miscível em água. para que possa ser utilizado o óxido de etileno é misturado com gases inertes, que o torna não inflamável. é empregado em produtos médicos hospitalares que não podem ser expostos ao calor ou a agentes esterilizantes líquidos.

  • OXIDO DE ETILENO>>> TEMPERATURA : MÉDIA DE 54ºC ( 50 A 55ºC) E N~ÃO 10ºC

    COBALTO 60>>>> RADIAÇÃO QUE REQUER UMA ESTERILIZAÇÃO " FRIO" E NÃO EM TEMPERATURA AMBIENTE

  • O processo de esterilização por calor úmido realizado em autoclaves utiliza vapor de água sob pressão, não sendo adequado, portanto, à esterilização de pós ou produtos oleosos.