SóProvas


ID
1122331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da tuberculose, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A- Esquema básico para adultos e adolescentes (EB) (2RHZE/4RH) INCORRETA

    B- a maioria dos casos curados de TB não necessitam de controle pós-tratamento, mas pode ocorrer casos de recidiva. INCORRETA

    C- constitui problema de saude sim! oras bolas! INCORRETA

    D- o tratamento não é em regime hospitalar. é um tratamento supervisionado.INCORRETO

    E - CORRETO!

  • As drogas utilizadas para tratamento da tuberculose são: rifampicina, isoniazida, etambutol, estreptomicina, etionamida, pirazinamida. Não há indicação de neomicina, despacilina e penicilina cristalina.

    A maioria dos pacientes curados não necessita de controle pós-tratamento. Deve-se orientar o paciente a retornar à unidade quando surgirem sintomas semelhantes aos do início da doença. Casos especiais justificam um ou mais controles após a alta, dentre eles: os portadores do HIV/ aids, diabetes e outras condições de imunodeficiências; os que permaneceram com graves sequelas anatômicas ou funcionais; os que tiveram graves efeitos adversos.

    A associação HIV/tuberculose constitui problema de saúde pública, podendo levar ao aumento da morbidade e mortalidade em muitos países. O número de pessoas afetadas com tuberculose aumentou muito após o aparecimento do HIV.

    O tratamento da tuberculose é ambulatorial, não necessitando de internação hospitalar. Esse fato só ocorre em situações especiais como: meningoencefalite tuberculosa, intolerância aos medicamentos antiTB incontrolável em ambulatório, estado geral que não permita tratamento em ambulatório, intercorrências clínicas e/ou cirúrgicas relacionadas ou não à TB, que necessitem de tratamento e/ou de procedimento em unidade hospitalar, casos em situação de vulnerabilidade social, como ausência de residência fixa ou grupos com maior possibilidade de abandono, especialmente se for um caso de retratamento, falência ou multiresistência.

    A todo doente com diagnóstico de tuberculose confirmado deve ser oferecido o teste sorológico anti-HIV. O objetivo dessa estratégia é o de estabelecer mecanismos de colaboração entre os programas de tuberculose e de HIV/aids para reduzir a carga da tuberculose entre pessoas infectadas pelo HIV/aids e a carga do HIV em doentes com tuberculose.

    Resposta E.

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Tratamento diretamente observado (TDO) da tuberculose na atenção básica : protocolo de enfermagem / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

  • Totalmente incorreto, graças a esse comentario eu errei uma questão na prova, o teste anti-HIV só é oferecido para casos CONFIRMADOS, suspeitos não, antes de comentar besteira, tenha noção do que fala.