SóProvas


ID
1125229
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Visando à redução da mortalidade infantil causada por doenças evitáveis pela vacinação, o Programa Nacional de Imunização estabeleceu um calendário de vacinas obrigatórias no primeiro ano de vida da criança, mantendo a nomenclatura segundo a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 61, de 25 de agosto de 2008 - ANVISA. Considerando a obrigatoriedade dessas vacinas, julgue a assertiva abaixo:

Vacina BCG: Administrar dose única preferencialmente após o nascimento. Nos prematuros com menos de 36 semanas, administrar a vacina após completar um mês de vida e atingir 2kg. Administrar uma dose em crianças menores de cinco anos.

Alternativas
Comentários
  • Atenção:

    *Prematuros: Bebês nascidos com menos de 36 semanas, a vacina deve ser aplicada após completar 1 (um) mês de vida e atingir 2 kg. 

    *Hanseníase: crianças com menos de 1 (um) ano de idade que tenham recebido vacina BCG, caso tenham contato com um portador de hanseníase não necessitam de outra dose da vacina. 

    *HIV: Crianças HIV positivas devem ser vacinadas com BCG no nascimento ou o mais breve possível. 


    http://www.sautil.com.br/vacinas/detalhes/basico/bcg-id

  •  Administrar uma dose em crianças menores de cinco anos?

  • acredito que o erro esteja na frase : " preferencialmente após o nascimento"

    sim, a idade é menor que 5 anos  : 4 anos 11 meses 29 dias

  • O esquema de vacinação com a vacina BCG corresponde à dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Na rotina, a vacina pode ser administrada em crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias

    Deverá ser aplicada, preferencialmente ainda na maternidade, em recém nascidos (RNs) com peso maior ou igual a 2.000 g, ou seja, assim que o RN prematuro tiver 2000g pode receber a vacina independentemente do seu tempo de vida.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.



  • o erro está em completar 1 mês de vida .. o RN prematuro pode receber a vacina com peso igual ou superior a 2kg, desde que estejam clinicamente estável...
    a vacina é realizada ao nascer e de preferência 12 horas após o nascimento em dose única

  • A vacina é administrada nas primeira nas primeira 12h de vida, " preferencialmente " na maternidade...

    Maior que 2kg, um mês para prematura menor de 36 semanas...


  • Aline teixeira, permita-me fazer uma colocação, este " mais breve possível "

    # crianças com idade entre 18 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias, não vacinadas somente poderão receber a vacina da BCG após sorologia negativa para HIV...

    # A partir dos 5 anos de idade o indivíduo portadores de HIV não poderão ser vacinados, mesmo que assintomáticos e sem sinais de imunodeficiência. Entretanto os portadores de HANSENÍASE devem ser avaliados do ponto de vista imunológico para a tomada de decisão.

  • assim que o RN prematuro tiver 2000g pode receber a vacina independentemente do seu tempo de vida.