Vacina Hepatite B: uma dose ao nascer, o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Completar o esquema de vacinação contra Hepatite B com a vacina penta (vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B(recombinante) e Haemophilus influenzae B( conjugada), aos 2,4 e 6 meses de idade.
Para crianças que iniciam esquema vacinal a partir de 1 mes de idade até 4 anos 11 meses e 29 dias, administrar tres doses da vacina penta( vacina adsorvida, difteria, tétano, pertussis, hepatite B( recombinante) e Haemophilus influenzae B ( conjugada), com intervalo de 60 dias entre as doses, minimo de 30 dias.
Para indivíduos de 5 a 49 anos a)sem comprovação vacinal: tres doses com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda doses, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose(0,1,6). b) Em caso de esquema vacinal incompleto, NAO reiniciar o esquema, apenas completá-lo conforme situação encontrada.
Para gestantes em qualquer faixa etária e idade gestacional administrar tres doses, devendo-se considerar o histórico de vacinação.
Para indivíduos integrantes dos grupos vulneráveis, independe da faixa etária( trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, caminhoneiros, carcereiros, coletores de lixo, agentes funerários, comunicantes sexuais de pessoas portadores de VHB, doadores de sangue, homens e mulheres que mantem relações sexuais com pessoas do mesmo sexo(HSH e MSM), lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais(LGBT), pessoas reclusas( presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores e forças armadas entre outras, manicures, pedicures e podólogos, populações de assentamento e acampamentos, potenciais receptores de transfusões de sangue ou politransfundido, profissionais do sexo, prostitutas, usuários de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas, portadores de DST, e população indígena),: tres doses com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda doses e de seis meses entre a primeira e a terceira doses.