SóProvas


ID
1125493
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o trabalho de parto normal, a 2ª fase é o período expulsivo, etapa que vai desde a dilatação até a expulsão do feto. Considerando as características desse período, julgue a proposição seguinte:

É a etapa de evolução da intensidade das contrações uterinas, que duram de 1 hora a 24 horas.

Alternativas
Comentários
  • O trabalho de parto é caracterizado quando existir duas condições: contrações uterinas rítmicas de 2 até 5 contrações em 10 minutos e esvaecimento ou dilatação cervical.

    As fases do parto são dilatação, período expulsivo, dequitação e quarto período.

     Os períodos de dilatação:

    1º Período: Dilatação: é quando o colo uterino se prepara para a passagem do feto. É o tempo que transcorre desde o início das contrações uterinas regulares até o apagamento e a dilatação completa do colo ( 10 cm de dilatação).

    2º período: Expulsão ou Nascimento - é quando as contrações uterinas se aceleram, provocando a saída do feto.

    3º período : Dequitação: é a etapa final do parto, quando são expulsos todos os anexos embrionários do organismo materno.

    4º período: “Greemberg": Primeira hora após a saída da placenta.

    O segundo estágio do parto, ou estágio da expulsão, apresenta duração média de 33 minutos nas primíparas e de 8,5 minutos nas multíparas, com os limites superiores da normalidade de 117,5 minutos e de 46,5 minutos para as duas situações, respectivamente.

    A duração média total do trabalho de parto é de 10,1 horas em nulíparas e de 6,2 horas em multíparas, sendo que os valores superiores da normalidade para essas duas situações são de 25,8 horas e de 19,5 horas respectivamente. Levando em consideração apenas os dados do primeiro estágio ou período de dilatação, a fase latente tem duração média de 6,4 horas em nulíparas e de 4,8 horas em multíparas, com o limite superior da normalidade de 20,6 horas em nulíparas e de 13,6 horas em multíparas. Os valores da velocidade de dilatação na fase ativa são exatamente os mesmos.

    Ou seja, as contrações uterinas fazem parte de todo o trabalho de parto que pode durar de 1 a 24 horas.

    Resposta: CERTA.

    Bibliografia

    Oliveira ME, Monticelli M, Bruggemann OM. Enfermagem Obstétrica e Neonatológica. Cidade Futura, Florianópolis, 2002.

    http://www.cremec.com.br/pareceres/1998/par0498.htm