SóProvas


ID
1125628
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enfermagem deverá realizar intervenções para restaurar a integridade estrutural do paciente, como a posição adequada para a cirurgia e a variação de movimentos, que limitarão o aparecimento de lesões e incapacitação. Considerando essa afirmação, julgue a proposição seguinte:

Para a realização de nefrectomia parcial, deve-se posicionar o paciente em decúbito ventral, prevenindo assim o risco de lesão cervical.

Alternativas
Comentários
  • Decúbito ventral ou Prona: O paciente fica deitado de abdômen para baixo, com os braços estendidos para frente e apoiados em talas. O sistema respiratório fica mais vulnerável na posição de decúbito ventral. Ex. Cirurgias da coluna, Hérnia de disco.

    Decúbito lateral ou sims: O paciente permanece em decúbito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que está do lado de cima flexionada, afastada e apoiada na superfície de repouso. Ex. Cirurgias renais.

  • Na nefrectomia parcial é removida apenas a parte do rim. Esta abordagem é utilizada apenas quando não existe uma razão para remover todo o rim, o que inclui pacientes com tumores em ambos os rins, aqueles que têm apenas um rim, e pacientes com acometimento renal decorrente de outros problemas de saúde. Posição cirúrgica é aquela em que é colocado o paciente, após anestesiado, para ser submetido a um procedimento cirúrgico. A área operatória deve estar adequadamente exposta para facilitar o procedimento cirúrgico. Para a realização da nefrectomia parcial é utilizada a posição lateral, que é indicada para toracotomias e cirurgias renais. Nessa posição o paciente fica deitado sobre um dos lados, para obter seu equilíbrio pela flexão da perna inferiormente colocada a extensão da superior, fixando-o transversalmente pelo quadril a mesa operatória. Essa posição também permite visualizar a região dos rins, a ponte da mesa de operação é levantada e a mesa é flexionada , de modo que a área entre a 12a costela e a crista ilíaca seja elevada. Logo, o decúbito utilizado não é o ventral. Resposta ERRADO Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.