A) Na determinação da uréia ela é hidrolisada pela urease em íons amônia e CO. Em meio alcalino, 2 os íons amônia reagem com salicilato e hipoclorito de sódio, sob a ação catalisadora do nitroprussiato de sódio, para formar indofenol.
Uréia + H2O_(urease)-> 2NH4+ + CO2
2NH4+ + Salicilato+ NaClO -----Nitroprussiato-----> Indoenol
B) A diminuição da uréia está relacionada com insuficiência hepática grave, aumento da diurese, redução do catabolismo protéico, gravidez normal e em indivíduos submetidos a dietas com baixo valor protéico e alto teor glicídico.
(Se tem pouco conteúdo protéico, há pouca oxidação/degradação desses aminoácidos, logo reduz-se a conversão desses subprodutos Nitrog à uréia).
C) Idem letra b / taxa de síntese influencia pois uma parte dos aminoácidos que são metabolizados no fígado não seguem para o ciclo da uréia e são reciclados para a síntese de novas proteínas. Logo, com o aumento da demanda de síntese protéica afeta-se a síntese da uréia.
D) O filtrado retona para o capilar peritubular (reabsorção), então a depuração da uréia diminui (pois a eliminação diminui).