SóProvas


ID
1126552
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) é o protótipo de uma doença reumática sistêmica e grave. Considerando os critérios utilizados para o diagnóstico do LES, julgue cada um dos itens abaixo:


Distúrbios renais.

Alternativas
Comentários
  • O Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica que provoca alterações no sistema imunológico, que é responsável por proteger nosso corpo de agentes estranhos.

    Em uma pessoa que tem Lupus, os anticorpos reconhecem o tecido conjuntivo do corpo como invasor e atacam as células normais, afetando a pele, as articulações, rins e outros órgãos. Ou seja, a pessoa se torna "alérgica" a ela mesma, o que caracteriza o Lupus como uma doença auto-imune.

    A doença não aparece da mesma forma em todos os pacientes, pelo contrário, varia de casos simples que exigem intervenções médicas mínimas, a casos mais graves nos quais ocorrem danos a órgãos vitais. As principais complicações são as deformidades articulares, insuficiência renal e problemas vasculares periféricos e neurológicos. A doença é caracterizada por períodos de atividade, intercalados por períodos de remissão que podem durar semanas, meses ou anos. Alguns pacientes nunca desenvolvem complicações graves.


    FONTE:http://www.pro-renal.org.br/renal_037.php