SóProvas


ID
1126720
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Curativo é a proteção da lesão ou ferida contra a ação de agentes externos físicos, mecânicos ou biológicos. Um bom curativo começa com uma boa preparação do paciente. Este deve ser avisado previamente que o curativo será trocado. Após a avaliação do enfermeiro, o auxiliar de enfermagem poderá realizar curativo simples. Com relação aos curativos, considere as seguintes afirmativas:

1. Durante a execução do curativo, as pinças devem estar com as pontas voltadas para baixo, prevenindo a contaminação.
2. O curativo ideal visa manter a umidade entre a ferida e o curativo.
3. O uso de solução fisiológica 0,9% morna durante a limpeza da ferida auxilia o processo de cicatrização.
4. Quando houver mais de uma ferida, iniciar os curativos pela ferida mais infectada, realizando em seguida os curativos das mais limpas.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1. Durante a execução do curativo, as pinças devem estar com as pontas voltadas para baixo(???), prevenindo a contaminação.

    (Não entendi...)

  • Elaine, eu quando usava as pinças ao invés das luvas estéreis, eu colocava a ponta da pinça para baixo e a parte em que eu pegava com a luva de procedimento para cima para nao contaminar o campo estéril,por mim todas estariam certas,porém nao respondi ainda mais tenho uma certeza porque era os procedimentos que eu fazia no meu curso e no meu trabalho... espero ter de explicado correto e espero poder ajudar a quem ler....

  • Durante a execução do curativo, as pinças devem estar com as pontas para baixo, prevenindo a contaminação; deve-se usar cada gaze uma só vez e evitar conversar durante o procedimento técnico. Os curativos têm por finalidade remover corpos estranhos, reaproximar bordas separadas, proteger a ferida contra contaminação e infecções, promover hemostasia, preencher espaço morto e evitar a formação de serohematomas, favorecer a aplicação de medicação tópica, fazer desbridamento mecânico e remover tecido necrótico, reduzir o edema, absorver exsudato e edema, manter a umidade da superfície da ferida, fornecer isolamento térmico, proteger a cicatrização da ferida, limitar a movimentação dos tecidos em torno da ferida, propiciar conforto psicológico e diminuir a intensidade da dor. Para realização do curativo é necessário proceder a limpeza do local. Essa limpeza deve ser realizada sem a fricção da lesão, pois isso dificulta o processo de cicatrização. A utilização de jatos de soro fisiológico morno tem a vantagem de ser mais fisiológico e facilitar a retirada de curativos principalmente quando estão aderidos à ferida favorecendo o processo de cicatrização. Porém o SF morno não deve ser utilizado em feridas hemorrágicas ou queimaduras. Quando o paciente apresentar muitos locais necessitando de curativos, deve-se sempre começar do local menos infectado para o mais infectado. Resposta D Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Procedimentos / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
  • eu também não