SóProvas


ID
1127248
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A equipe auxiliar que desenvolve atividades na área de esterilização, deve ter conhecimento sobre o funcionamento das autoclaves e cuidados como material antes e após a esterilização. Em relação às recomendações básicas para montagem das cargas em autoclave a vapor, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.

( ) Ocupar, no máximo, 50% da capacidade da câmara para favorecer a boa utilização da capacidade da autoclave e proporcionar espaço livre para a circulação do vapor na câmara.

( ) Espaçar, no mínimo, 6cm (centímetros) entre os pacotes para permitir que o vapor alcance todas as faces do pacote.

( ) Não sobrepor materiais de modo a compactá-los, para permitir que o vapor alcance todas as faces dos pacotes.

( ) Não posicionar os pacotes encostados nas paredes internas da câmara, pois essa conduta evita que as laterais encostadas nas paredes não tenham contato com o vapor.

Alternativas
Comentários
  • A autoclave é empregada na esterilização de artigos resistentes ao calor e a umidade. É realizado em vasos de pressão denominados autoclaves, onde os microrganismos são destruídos pela ação combinada do calor, da pressão e da umidade, que promovem a termocoagulação e a desnaturação das proteínas da estrutura genética celular. Na autoclave a vapor, os pacotes devem ser posicionados para que o vapor possa fluir por todos os itens. Devem ser carregadas observando que haja um espaçamento de 25 a 50mm entre todos os pacotes e entre eles e as paredes da câmara, logo, não se deve sobrepor materiais de modo a compactá-los, para permitir que o vapor alcance todas as faces dos pacotes. O volume do material não deve exceder 80% da capacidade do aparelho. O tempo de penetração do agente esterilizante é menor quando os pacotes são colocados corretamente dentro da câmara. Os pacotes maiores devem ser colocados na parte inferior da câmara e os menores, por cima para facilitar o fluxo do vapor através dos espaços entre os pacotes menores. Os jarros, bacias frascos, e outros artigos que apresentam concavidade devem ser colocados com sua abertura para baixo, para facilitar o escoamento de água resultante da condensação do vapor. Os pacotes não devem exceder 30cm/30cm/50cm. Os pacotes não devem sair úmidos da autoclaves. Após retirar os materiais não colocar os pacotes em superfícies frias para evitar a condensação do vapor residual que umedecerá os pacotes externamente e internamente. Resposta: C.  Bibliografia www.anvisa.gov.br
  • A autoclave é empregada na esterilização de artigos resistentes ao calor e a umidade. É realizado em vasos de pressão denominados autoclaves, onde os microrganismos são destruídos pela ação combinada do calor, da pressão e da umidade, que promovem a termocoagulação e a desnaturação das proteínas da estrutura genética celular. Na autoclave a vapor, os pacotes devem ser posicionados para que o vapor possa fluir por todos os itens. Devem ser carregadas observando que haja um espaçamento de 25 a 50mm entre todos os pacotes e entre eles e as paredes da câmara, logo, não se deve sobrepor materiais de modo a compactá-los, para permitir que o vapor alcance todas as faces dos pacotes. O volume do material não deve exceder 80% da capacidade do aparelho. O tempo de penetração do agente esterilizante é menor quando os pacotes são colocados corretamente dentro da câmara. Os pacotes maiores devem ser colocados na parte inferior da câmara e os menores, por cima para facilitar o fluxo do vapor através dos espaços entre os pacotes menores. Os jarros, bacias frascos, e outros artigos que apresentam concavidade devem ser colocados com sua abertura para baixo, para facilitar o escoamento de água resultante da condensação do vapor. Os pacotes não devem exceder 30cm/30cm/50cm. Os pacotes não devem sair úmidos da autoclaves. Após retirar os materiais não colocar os pacotes em superfícies frias para evitar a condensação do vapor residual que umedecerá os pacotes externamente e internamente.

     

    Resposta: C.  

     

    Bibliografia www.anvisa.gov.br