SóProvas


ID
1127572
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A(s) seguinte(s) atividade(s) constitui(em) um treinamento no local do trabalho:

Alternativas
Comentários
  • Aguém pode dar uma luz nessa questão?

    Eu achava que mentoring era uma estratégia de desenvolvimento e não de treinamento.

    Valeu!

  • De acordo com Andrea Ribas, 2014, pág 189, por outro lado, os dois métodos de desenvolvimento de pessoas fora do cargo são: 
    - Tutoria: Consiste na assistência que executivos oferecem a pessoas que aspiram crescimento na carreira. Também conhecida como mentoring, esta técnica caracteriza-se quando um gerente exerce um papel ativo em guiar e orientar uma pessoa em sua carreira.

    - Aconselhamento de funcionários: O gerente assessora as pessoas, aconselhando-as, visando ao melhor desempenho de suas atividades.
  • Nas alternativas A, B e D, o colaborador está fora da sua estação de trabalho. A alternativa E é um plano de capacitação, não uma capacitação em si. Mentoring, das 5 alternativas, é a única que permite o incremento de capacidade e que, enquanto ocorre, não tira o indivíduo das suas atividades habituais.

  • A dúvida do colega Roberto MDIC é muito pertinente e, de fato, Mentoring é uma forma de Desenvolvimento
    Porém, em seu livro Gestão de Pessoas para Concursos, a autora Andreia Ribas comenta que as técnicas de Treinamento podem ser,

    quanto ao local de aplicação, Internas (on the job) ou Externas. E na categoria externa a eminente autora cita: "orientação da chefia, estabelecimento de metas e avaliações, participação em grupos e comitês".


    Daí vem essa breve confusão conceitual, pois embora seja sim uma forma de Desenvolvimento, algumas práticas de tutoria são classificadas como treinamento no ambiente das empresas. Formas de treinamento externas ao contexto das organizações:

    • Vídeos.

    • Palestras, conferências.

    • Seminários e workshops.

    • Aulas expositivas.

    • Jogos empresarias.

    • Role playing (dramatizações).

    • Estudos de casos.

    • Discussão em grupo, painéis, debates etc.

    • Simulação


  • Chiavenato divide as técnicas de treinamento:

    Quanto ao local:
    No local de trabalho: Treinamento em tarefas, rodízio de cargos, enriquecimento de cargos.
    Fora do local de trabalho: Aulas, filmes, painéis, casos, dramatização, debates, simulações, jogos.
  • LETRA C 

    O "Mentoring" ou se quisermos em Português a "Mentoria", diz respeito a uma relação pessoal de desenvolvimento, em que uma das pessoas - a mais experiente - promove a evolução e desenvolvimento da pessoa menos experiente. O objectivo principal é motivar e inspirar o "mentorado" (ou seja o aprendiz ou pupilo), aumentar o seu potencial e também transmitir algum saber-fazer.

    O Mentoring está a ser actualmente bastante utilizado como estratégia de acolhimento e formação de novos colaboradores. À chegada à organização, os recém-recrutados são emparelhados com mentores.

    O projecto é estruturado para que o novo colaborador se aproprie da cultura organizacional, das competências e do compromisso para com aquela organização. Alguns estudos consideraram que novos colaboradores que iniciam o envolvimento na organização através de programas de Mentoring têm duas vezes maior probabilidade de permanecer em seus empregos e ser "fiéis" à organização.

  • Acredito que o mentoring se encaixa melhor no conceito de desenvolvimento ao invés de treinamento, por não se tratar de uma situação específica e visar resultados a longo prazo.

     

    "Para Chiavenato (1999) existem técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo (como rotação de cargos, posições de assessoria e atribuições de comissões) e fora do cargo (como cursos e seminários, exercícios de simulação e treinamento fora da empresa)"


    Os principais métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual são mentoria , coaching, centro de desenvolvimentos internos, jogos de empresas, estudo de casos, treinamento fora da empresa,exercícios de simulação, participação em cursos e seminários externos, atribuição de comissões, aprendizagem prática, posições de assessoria e rotação de cargos.

    Fonte: Ribas 2013 Pag 254

     

  • NÃO CONFUNDIR COM TREINAMENTO DENTRO E FORA DO CARGO.

     

    02

    Q323575

    Gestão de Pessoas

     Desenvolvendo Pessoas ,  Desenvolvimento Organizacional (DO)

    Ano: 2012

    Banca: CESGRANRIO

    Órgão: TERMOBAHIA

    Prova: Técnico de Administração e Controle Júnior

    (- provas)

    Resolvi certo

    O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e com a orientação para o futuro do que com o treinamento. Ocorre, por exemplo, quando executivos de uma empresa estejam exercendo influência sobre o desenvolvimento pessoal e o planejamento de carreira de algum jovem, ou seja, estejam apoiando o desenvolvimento profissional e humano de um aprendiz na compre- ensão de questões mais amplas e estratégicas.O sistema de suporte ao desenvolvimento de pessoas, fora do cargo, exemplificado acima, é considerado do tipo:
     

    a) workshop

    b) rotação de cargos

    c) mentoring

    d) reunião de confrontação

    e) aprendizagem prática

  • Errei bonito isso daí!  

    Se alguém puder fundamentar com mais propriedade e fonte, por favor, faça as honras. 

    Esta bem claro na página 413, no capítulo "Desenvolvimento de Pessoas e de Organizações" do Chiavenato:

    "Os dois tipos de métodos de desenvolvimento de pessoas fora do cargo são: a tutoria (ou mentoring) e o aconselhamento"